A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ vem a público manifestar repúdio e indignação quanto ao fechamento de doze programas de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), quase a metade dos existentes naquela instituição.
Tal decisão penaliza diretamente dezenas de professores-pesquisadores, que durante décadas se engajaram na construção de cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento, muitos deles de reconhecida excelência acadêmica nacional e internacional, em particular nas Humanidades. Ademais, penaliza estudantes e demais membros da comunidade universitária. A pesquisa e a produção de conhecimento científico no país se tornam mais pobres, reduzindo-se ainda mais as oportunidades de atuação profissional e formação acadêmica pela e para a pesquisa.
Neste momento difícil, a PROPPG-UFRRJ se solidariza com todos os docentes, discentes e técnicos afetados por tal fechamento.
O conhecimento científico não pode se resumir a seguir unicamente as oportunidades e demandas do mercado. Formação acadêmica de alto nível, ciência, desenvolvimento tecnológico e inovação a serviço da sociedade e do país se constroem com investimento público, planejamento e projeto de desenvolvimento nacional.