O aluno Thiago Barbosa, do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ, finalizou seu estágio de 3 meses relacionado ao programa Ciência sem Fronteiras. Thiago fez estágio no Laboratório SLAC (Stanford Linear Accelerator Center), sendo supervisionado pelo professor Les Cottrell. O SLAC é um laboratório do Departamento de Energia do governo norte-americano operado pela Stanford University, e está localizado em Menlo Park, Califórnia e mantém entre seu quadro de pesquisadores o ganhador do Prêmio Nobel de 2006.
Thiago trabalhou no projeto denominado PINGER, coordenado pelo professor Cottrell, que teve início em 1999. O PINGER é um projeto internacional de colaboração que monitora o tráfego e os enlaces da internet de vários países. O aluno, durante seu estágio, desenvolveu programas de monitoramento, aplicações de Big Data e análises de dados baseadas em workflows científicos em ambientes de paralelos de alto desempenho.
Também durante o estágio, o aluno colaborou com a equipe de pesquisadores da UFRJ (professora Maria Luiza Machado Campos e o mestrando Renan Souza ), da UFRRJ (professor Sergio Manuel Serra da Cruz) e da Stanford University (professor Les Cottrell). Eles produziram um artigo científico intitulado “Applying Data Warehousing and Big Data Techniques to Analyze Internet Performance”. O artigo será apresentado na conferência NETAPPS2015 que ocorrerá em dezembro de 2015, na cidade de Kuala Lumpur, Malásia. Os autores já foram convidados pelos organizadores da conferência a publicarem o artigo em um jornal da área.