Dois doutorandos do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciências do Solo, Tadeu Augusto van Tol de Castro e Danielle França de Oliveira Torchia, foram selecionados pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS) para um treinamento em dois dos laboratórios líderes nesta área de pesquisa.
Tadeu e Danielle concorreram em edital internacional “Training Award” promovido pela IHSS onde serão financiados integralmente para aprender sobre técnicas novas nas áreas de fisiologia vegetal e matéria orgânica do solo. Tadeu trabalhará sob supervisão do pesquisador José Maria García-Mina, na Universidade Navarra, pesquisando sobre o perfil hormonal em plantas tratadas com substâncias húmicas em condições de estresse abiótico. Daniele trabalhará sob supervisão do professor Alessandro Piccolo, na caracterização de novas fontes de carbono na elaboração de fertilizantes inteligentes.
Os discentes realizam, atualmente, seus doutorados na área de novos bioestimulantes e fertilizantes inteligentes de ação controlada em plantas no Laboratório de Química Biológica do Solo (LQBS), coordenado pelos professores Ricardo Berbara e Andrés Calderín, no Departamento de Solos -IA e são orientados pelo professor Andrés Calderín García.
O treinamento de três meses permitirá a ambos os doutorandos ampliar seus conhecimentos sobre técnicas que estão na fronteira do conhecimento, assim como estreitar as parcerias internacionais do LQBS com escolas líderes do continente europeu.