A Prefeitura de Maricá iniciou o plantio experimental da fruta pitaia em uma área da Fazenda Pública Joaquín Piñero, resultado do projeto Inova Agroecologia, desenvolvido pelo câmpus de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CCG/UFRRJ) com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Também chamada de “fruta do dragão”, a pitaia tem origem em folhas de cactos e foi plantada em uma área de 1.200m², que corresponde a aproximadamente 25% de toda a área do experimento. Devido à sua composição nutricional, a pitaia ajuda a combater o câncer (devido a sua ação antioxidante) e doenças cardíacas (auxilia na redução do LDL colesterol), além de melhorar a pressão arterial devido à ação da captina, uma substância presente na fruta.
O coordenador do projeto na UFRRJ, Willian Pereira, lembrou que uma das grandes vantagens do plantio da pitaia é que se trata de um produto fácil de cultivar em pequenas propriedades.
Para ler a matéria na íntegra, acesse https://codemar-sa.com.br/inova-agroecologia-faz-primeiro-plantio-da-fruta-pitaia/