Uma pesquisa aponta que mais de 90% dos brasileiros já receberam pelo menos uma fake news (ou informação falsa) sobre a pandemia. Entre os entrevistados, 7 a cada 10 pessoas acreditaram no conteúdo recebido. O estudo foi divulgado pelo Fantástico, da TV Globo, ainda no primeiro semestre de 2020. Sendo espalhadas tão rapidamente quanto o próprio coronavírus, as fake news tem origem antiga, mas cresceram ainda mais com a disseminação das redes sociais. Pensando nisso, a Proext elaborou, em conjunto com o PET Medicina Veterinária, um podcast de divulgação científica: o Rural Contra as Fake News.
Com o intuito de minimizar os impactos negativos gerados por esse fenômeno, a Universidade e a Extensão reconhecem seu papel no que diz respeito a tornar mais acessíveis – não só à comunidade acadêmica, como também à toda sociedade – os conhecimentos comprovados cientificamente.
O projeto visa, portanto, produzir conteúdo relacionado às mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a saúde pública. Para garantir respaldo técnico, cada programa conta com um convidado diferente e um docente, além de referências bibliográficas da área.
O podcast Rural contra as Fake News é disponibilizado toda sexta-feira no YouTube da Proext. Para acessar a playlist com todos os episódios já disponíveis, clique aqui.
Aos interessados em participar de um episódio, é possível enviar sugestão de pauta pelo e-mail fakenewsproext@gmail.com. Os áudios deverão ser de, no máximo, 10 minutos e não é preciso ter experiência em gravação de podcast.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail petmedvetufrrj@gmail.com, com o assunto (Podcast Fake News – Dúvidas).
Texto: Lidiane Nóbrega – bolsista de Jornalismo da Proext/UFRRJ.