O Plano Institucional de Internacionalização da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 2021-2025 foi aprovado, no último dia 29 de novembro, pelo Conselho Universitário (Consu). No documento, anteriormente aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) em 25 de outubro (Deliberação nº 419/2021), são apresentadas as diretrizes para o aumento da internacionalização das ações acadêmicas da UFRRJ neste quadriênio, compreendendo 38 ações, organizadas em sete eixos: Consolidação de processos administrativos e articulação institucional; Intercâmbio, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional; Divulgação e visibilidade; Política Linguística Institucional; Internacionalização curricular dos cursos de graduação e pós-graduação; Política de acolhimento; e Ações Extensionistas.
O Plano Institucional de Internacionalização 2021-2025 visa ao aprofundamento das ações executadas no plano do quadriênio anterior, considerando que, de acordo com a Deliberação nº 55, 2017 do Consu, a internacionalização constitui política institucional e de importância estratégica para o alcance dos objetivos gerais consagrados no Estatuto da UFRRJ e, como tal, está incluída no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O Plano tem um perfil multicâmpus e as ações incluem todos os segmentos da comunidade universitária. A elaboração do documento foi articulada por uma comissão nomeada pela Reitoria e presidida pelo professor José Luis Luque, coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin). A minuta do documento foi apresentada nos Consunis e Cepeas, assim como na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). O documento em discussão também foi disponibilizado para toda a comunidade universitária por meio de memorando circular.
Entre as ações imediatas teremos a criação da Comissão de Acompanhamento da Execução do Plano Institucional de Internacionalização 2021-2025; a retomada da mobilidade internacional presencial de alunos de graduação; a implementação da mobilidade internacional virtual; a criação do núcleo de acolhimento de visitantes estrangeiros (NAVE) e a publicação do “Manual de Internacionalização Institucional da UFRRJ”.
Para consulta e download, acesse o Plano Institucional de Internacionalização da UFRRJ.
Para entrar em contato com a Corin, envie um e-mail para corin@ufrrj.br
Texto e imagem: Divulgação Corin-UFRRJ