Com a pauta sobre a crise energética na ordem do dia da mídia, o professor Israel Sanches Marcellino, do Departamento de Ciências Econômicas (IM) foi entrevistado por dois veículos jornalísticos sobre o potencial e os desafios do uso do gás natural produzido no Rio de Janeiro.
Na CNN Brasil, o professor Marcellino comenta sobre os gargalos das infraestrutura para a exploração do gás.
“Além dos custos de produção, há os de transação, para viabilizar um negócio permeado por diferentes riscos e incertezas que fazem com que a iniciativa privada encontre dificuldades para prover todas as condições. Há demanda, e a crise energética comprova isto. Mas temos uma visão econômica de curto prazo, que ignora mudanças nas condições estruturais do mercado e negligencia imperativos de segurança energética e sustentabilidade ambiental, apostando na importação de GNL como opção razoável para um território assentado sobre um volume de reservas de gás natural maior que de países inteiros só no Rio de Janeiro”, afirma.”
Leia a matéria completa da CNN Brasil em: Porque a dependência das usinas térmicas pesa tanto na conta de luz
Para O Dia, o professor explica mais detalhadamente em entrevista sobre o potencial do gás para a indústria fluminense. Leia o texto completo aqui: O gás natural pode impulsinar a indústria fluminense
Imagem: Divulgação