O projeto de extensão “Zootur: Serô na Rural” atendeu cerca de 500 alunos da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro em visitas guiadas realizadas de 2018 a 2019. As atividades consistiam em divulgar, por meio de palestras e atividades práticas, as formas de ingresso no ensino superior público brasileiro, os cursos e programas para manutenção dos alunos na UFRRJ e especialmente o curso de Zootecnia da Rural, atualmente o mais antigo do Brasil.
Ao todo foram contemplados dez colégios, sendo um estadual do município de Nova Iguaçu, um federal e oito estaduais de Seropédica.Com a pandemia e a impossibilidade de continuar a realizá-lo de forma remota, o projeto foi interrompido. “De qualquer forma, sabemos que o projeto logrou frutos com alunos matriculados não somente na UFRRJ, mas em outras instituições públicas no Brasil. Acreditamos que sua divulgação possa estimular que outros docentes adotem iniciativas semelhantes, pois é muito gratificante ver que pessoas entraram no Ensino Superior e poderão mudar não somente a sua, mas toda realidade familiar, como foi meu caso.”, diz Thiago Bernardes Fernandes Jorge, professor adjunto do Instituto de Zootecnia (IZ) e coordenador do projeto.
Em julho deste ano, o artigo intitulado “Zootour – Serô na Rural: da divulgação do curso de graduação em Zootecnia ao ingresso na Universidade” foi publicado na revista Rever, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em pesquisa realizada com 449 alunos que participaram das visitas, é possível analisar que pelo menos metade, não sabia o que era o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e dois terços desconheciam como ele funcionava. Estes resultados reforçam a necessidade de um diálogo com o público externo à Universidade, que não detêm conhecimentos básicos sobre ela.
O artigo foi fruto do trabalho de docentes e discentes dos cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas, Engenharia Química e do Colégio Técnico (CTUR) da UFRRJ. Os autores agradecem à Proext, ao Setor de transportes da UFRRJ, aos professores do Instituto de Zootecnia e ao diretores, professores e alunos dos colégios atendidos.
Leia o artigo completo em: https://periodicos.ufv.br/rever/article/view/11724
Texto: Roberto Jones, estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS)
Imagens: Michelle Correa/CCS e arquivos Zootur