O Programa de Educação Tutorial – Matemática e Meio Ambiente (PETMATEMÁTICA), o Curso de Especialização em Ensino de Matemática e o Grupo de
Pesquisa Educação, Ensino e Aprendizagem de Matemática (GPEEAM), coordenados pelo professor Pedro Carlos Pereira, realizam, na última sexta-feira de cada mês, o Ciclo de
Palestras: “S∑ XT4S M4T∑ M4TIC4S”. Tais encontros objetivam oferecer sugestões sobre novas formas de ensinar Matemática, condizentes com atual realidade de nossos alunos e com visões acerca do que é o saber matemático.
No dia 28 de agosto de 2015, no câmpus Seropédica, no Auditório do PAT, tivemos a prazer em assistir a palestra “A Matemática Aplicada nos Dias de Hoje”, proferida pelos professores da University of Birmingham – Reino Unido. O professor David Leppinen tem uma vasta experiência em aplicar a matemática para analisar processos industriais. Sua pesquisa tem sido reconhecida com uma patente para a concepção de um flotação por ar dissolvido e foi exibido no Festival de Ciência de Verão da Royal Society e à BBC News 24 Science Review. Atualmente vem estudando a dinâmica dos fluxos de superfície livre, em particular a dinâmica compressível e incompressível de bolhas e gotas. E o professor Qianxi Wang estuda o movimento de bolhas em um líquido compressível, com importantes aplicações em ultra-som médico, Sonochemistry e explosão subaquática. Ele é especialista em métodos de perturbação assintótica, com aplicação ao estudo do efeito de solo. Em suas pesquisas simulou a interação não-linear instável onda /corpo pelo método integral de contorno não-estruturados. Ele calculou problema N-corpo usando fast-multipole-expansão.
Além do total brilho dos nossos alunos bolsistas do PET-Matemática, brindaram-nos com sua presença os professores do DEMAT Carlos Andres Reyna Vera-Tudela, Luciano Felix e
Edivaldo Figueiredo Fontes Junior e, 67 alunos da graduação do Curso de Matemática e Sistema de Informação e dos Cursos de Pós Graduação PROFMT e Matemática Aplicada.
Constata-se, a cada ano, que o envolvimento dos alunos de graduação e pós graduação na produção de pesquisas científicas vem provocando um amadurecimento intelectual e profissional em nossa instituição. Cabe-nos ressaltar que esta maturação advém do aprofundamento que o PET-Matemática está agindo de forma integrada em seu apoio no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Entendemos que essa integração provoca um crescimento nos dois elos desse processo: professores e alunos.
O nosso próximo encontro será no dia 25 de setembro, com a palestra “O Ensino da Matemática em Espaços Não Formais”, que será proferida pelo Professor Msc Paulo Henrique Colonesse, do Museu da Vida – FIOCRUZ. Até lá.
Professor Pedro Carlos Pereira DEMAT/ICE
pecape@ig.com.br