O curso de Geografia, Instituto de Agronomia, externa com tristeza o falecimento do professor emérito da UFRJ, Jorge Xavier da Silva, que participou da comissão para construção do curso de graduação.
O professor Jorge Xavier da Silva teve papel de pioneirismo no Brasil com a implementação dos estudos em geoprocessamento formando diversos profissionais e professores que atuam em instituições importantes do país.
Desejamos força aos familiares, alunos e amigos neste momento tendo a certeza de todo o seu reconhecimento como profissional e amigo!
Seropédica, 23 de julho de 2021.
Curso de graduação em Geografia da UFRRJ – Seropédica.
===
Infelizmente, o professor titular emérito Jorge Xavier da Silva, que labutou anos na UFRRJ e UFRJ e que, na Rural, cooperou de modo fenomenal ao lado da professora Maria Hilde de Barros Góes, faleceu hoje, de parada cardíaca. O professor Jorge Xavier da Silva integrava o quadro da UFRJ, mas sempre colaborou com aUFRRJ. O apoio dele foi fundamental para o estabelecimento do Laboratório de Geoprocessamentoe Análise Ambiental (LGA), coordenado com brilhantismo pela Professora Maria Hilde de Barros Góes. Mesmo após aposentado, o professor Xavier seguiu atuando como professor convidado em nossa instituição. Neste momento, cabe citar o seu desejo: “Quando eu partir, quero que escrevam no meu epitáfio: tudo que aprendi, ensinei”. Os departamentos de Geociências, Geografia e Petrologia e Geotectônica prestam condolências a todos os familiares. O curso de Geologia da UFRRJ agradece enormemente toda a contribuição do professor Jorge Xavier da Silva.
Seropédica, 23 de julho de 2021
Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ