Texto: Thaís Melo*
Criado em 2020 e lançado oficialmente na 3ª edição da Feira de Estágios e Oportunidades do ITR/UFRRJ em novembro do mesmo ano, o “Banco de Currículos do ITR” é um banco de dados que fica disponível para alunos e ex-alunos do ITR e empresas da região. Nele os estudantes podem cadastrar os seus currículos e as empresas podem registrar as vagas disponíveis. Após cadastro e triagem, alunos, ex-alunos e empresas podem acessar o banco e achar no meio dos cadastros a vaga ou o candidato que mais se adequa a vaga ofertada. Uma ideia simples, mas que facilita a vida dos estudantes do ITR em busca de estágio ou emprego.
A ideia de criar o banco de currículos surgiu com os relacionamentos estabelecidos nas outras edições da Feira de Estágios do ITR. “Foi identificada uma necessidade de criar um espaço em que as empresas pudessem divulgar suas vagas e que nossos alunos, e ex-alunos, fossem vistos. Uma maneira de atender à demanda crescente de interação entre a universidade e a comunidade”, contou Tatiana Vidal professora e coordenadora do curso de Administração do Instituto Três Rios (ITR).
Vidal faz parte da equipe que coordena o banco de currículos. Ela explicou que antes da criação do projeto, as vagas de estágio disponíveis eram divulgadas nas coordenações dos cursos ou em redes sociais. Agora, todas as vagas ficam concentradas em um único lugar, o que facilita na hora dos estudantes buscarem oportunidades. “O objetivo do banco de currículos do ITR é reduzir o espaço entre os nossos alunos e ex-alunos e o mercado de trabalho de forma inovadora, gerando oportunidades aos alunos, ex-alunos e empresas”, ressaltou a docente.
A iniciativa baseia-se na pesquisa de mercado realizada pela empresa júnior do curso de Administração do ITR, a ADJúnior. O estudo constatou que havia interesse das empresas da região em contratarem alunos da UFRRJ por meio do banco de currículos. Além disso, nessa mesma pesquisa foram identificados atributos usados na triagem de currículos que as empresas locais valorizavam ou buscavam em um banco de dados. Com isso, a plataforma pode ser adaptada para atender às sugestões das empresas interessadas.
O sistema é fruto da parceria entre a ADJúnior e o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) do ITR e foi elaborado pelo servidor técnico do setor de Informática do ITR, André Abdalla. O projeto foi validado pelos docentes Tatiana Vidal e Robson Tavares (Cetic do ITR). Além deles, outros professores do curso de Administração estão envolvidos no projeto, que este ano terá o sistema atualizado para a sua versão final com o objetivo de ser ainda mais efetivo em seu propósito.
“O objetivo é ver iniciativas nascidas dentro do ITR serem reconhecidas na região e a importância do nosso câmpus sendo reafirmada”, contou Vidal. A docente ressaltou ainda, que a equipe idealizadora da iniciativa espera que um dia o banco de currículos se torne a primeira opção de divulgação de vagas e consulta de currículos das empresas próximas ao ITR. De acordo com ela, isso mudaria a vida das pessoas da comunidade.
Sobre a duração da iniciativa a professora contou que até o final do ano a versão final do projeto deve estar pronta e que novas parcerias vêm sendo estudadas. Mas após a conclusão do projeto final o trabalho terá continuidade sendo gerido dentro do portfólio de projetos da empresa júnior. “Acreditamos que, ao fazer isso, consigamos gerenciar as informações de cadastros, acessos, escalabilidade, atualização das vagas, currículos e ações com empresas parceiras de recrutamento e seleção para divulgarem suas vagas no banco de currículos”, finalizou a docente.
Comunicação Proext*
Instagram da Coordenação do curso de Administração do ITR
Canal no YouTube da Feira de Estágios do ITR