Novas orientações do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus, diante do agravamento da pandemia no estado do Rio de Janeiro
Seropédica, 26 de março de 2021.
Prezados(as) membros da comunidade universitária da UFRRJ,
Diante do agravamento da pandemia da Covid-19, o Comitê de Acompanhamento do novo coronavírus reitera que a Universidade se encontra em bandeira vermelha (lockdown total), que indica risco gravíssimo, afastamento social total com funcionamento das atividades essenciais. O número de casos e de óbitos em decorrência da Covid-19 aumentou exponencialmente nas últimas semanas no Estado do Rio de Janeiro.
Ressalta-se que a taxa de ocupação de leitos para Covid-19, tanto no SUS quanto em redes privadas, encontra-se elevada, em decorrência da circulação da variante do novo coronavírus.
Em face ao exposto, reiteramos a necessidade da adoção das medidas de prevenção, contidas nos protocolos de biossegurança previstas no Plano de Retomada aprovado pela Deliberação nº 121/CONSU, de 03/09/2020, por parte dos membros da comunidade universitária (servidores que trabalham presencialmente em atividades essenciais) e membros da comunidade externa. Entre estas medidas destacam-se:
Na expectativa de podermos contar com a compreensão e colaboração de toda a comunidade universitária, neste esforço coletivo para a proteção de a preservação de vidas humanas em nossa Instituição e no Estado do Rio de Janeiro neste momento grave da vida nacional, desde já agradecemos.
Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ