Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > “Nave Química Fisiológica” leva conhecimento por meio das redes sociais

“Nave Química Fisiológica” leva conhecimento por meio das redes sociais

Texto: Thaís Melo*

O projeto “Nave Química Fisiológica” foi formalizado em 2018 – mas existia desde 2012 –  e vem criando interatividade e estimulando a aprendizagem da Química. O projeto consiste em uma série de ações por meio das redes sociais para fornecer conhecimento sobre diversos temas para os estudantes.

Adriana Pedrenho, professora de Química Fisiológica do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (DCFis/ICBS) e coordenadora do projeto Nave Química Fisiológica. A docente contou mais sobre as temáticas abordadas pela iniciativa. “São temas no âmbito da Química Fisiológica, Bioquímica, Nutrição, Fisiologia e vários aspectos da Homeostasia e seus possíveis desequilíbrios em mamíferos, tendo ênfase nos eventos químicos e biomoleculares de maneira a fornecer suprimento para aprendizagem cognitiva e/ou aprimorar a comunicação entre alunos e professores”.

Pedrenho relatou que a ideia de criar a iniciativa se deu quando anos atrás ela teve seu primeiro contato com a Neurociência Cognitiva, área voltada para o estudo científico dos mecanismos biológicos dirigidos para a cognição. Após essa experiência e a participação em um fórum sobre ensinar de forma mais prática, a docente passou a buscar uma maneira de ensinar seus alunos de maneira mais interativa. “Eu percebi que estava na hora de buscar novos canais para o fortalecimento da aprendizagem dos temas ministrados em sala de aula”, contou.

Após encontrar o grupo no Facebook sobre Química Fisiológica da UFRRJ, ela viu um caminho para pôr em prática sua ideia. A partir disso, começou a incorporar na disciplina de Química Fisiológica, em parceria com o professor Sávio Amado da Silva, conversas, estudos virtuais, gincanas educativas e outras formas de deixar o ensino mais leve e interativo. Para realizar tais atividades, eram usados um grupo no Facebook e outro no WhatsApp.

Depois disso, o interesse de Adriana Pedrenho por Neurociência Cognitiva só aumentou. Proporcionalmente a isso o projeto cresceu, e foi ampliado com a criação de um canal no YouTube. No canal são postadas videoaulas com conteúdos que dão continuidade ao que os estudantes viram em sala de aula. “No canal no YouTube são divulgadas videoaulas a respeito dos temas centrais abordados em sala de aula, além de outros vídeos voltados para assuntos de ciências”, explicou. A docente relatou também que muitos alunos da turma do primeiro semestre de 2017 criaram blogs para divulgar temas relacionados ao projeto e alguns os mantém em atividade até hoje.  

Com o surgimento da pandemia, a professora começou a produzir diversos vídeos sobre o tema como forma de ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre o assunto e sobre os cuidados necessários. Agora o projeto pretende investir em vídeos sobre curiosidades do cotidiano. “Pretendo voltar a gravar ativamente sobre curiosidades do dia a dia explicadas com base nas Ciências Fisiológicas e na Bioquímica. Por exemplo: “O que tem de diferente que faz um cabelo ser encaracolado ou liso?” ou “Será que a vitamina D pode me salvar da Covid-19?”.

Segundo a professora, existe ainda uma preocupação com a qualidade dos vídeos. Agora com novos recursos ela pretende regravar alguns vídeos para que fiquem disponíveis com uma qualidade melhor. 

Para o futuro existem planos de unir dois projetos em um único espaço. O professor Sávio da Silva colabora com o projeto por meio de postagens nos grupos, mas com a pandemia passou a postar vídeos no Youtube também e com isso os professores tiveram uma ideia de unir o conteúdo da Nave Química Fisiológica aos conteúdos de um outro projeto de extensão coordenado pelo professor Sávio. Tudo deve ficar abrigado na página do projeto “Mapa Digital da Química Fisiológica”. 

A docente relatou que é gratificante proporcionar suporte para aprendizagem dos seus alunos e de outros estudantes que podem acessar os vídeos no canal da iniciativa.

Para acompanhar este trabalho tão interessante, siga o projeto nas redes sociais:

Canal do projeto no YouTube

Instagram do projeto

Grupo no Facebook 

Comunicação Proext*


Postado em 26/03/2021 - 10:32 -

Notícias Relacionadas

Cientista da UFRRJ descobre nova espécie de begônia em Ilha Grande-RJ
Professora do CPDA/UFRRJ publica livro sobre mudanças climáticas
Rural e Seropédica brindaram à ciência em evento inédito
CCG/UFRRJ desenvolve pesquisa com soja para produtores rurais terem opções mais rentáveis na escolha da variedade
1ª Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social da Baixada Fluminense

Últimas Notícias

Skip to content