Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Manifesto contra o decreto nº 10.502 de setembro de 2020

Manifesto contra o decreto nº 10.502 de setembro de 2020

 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com os integrantes do Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Baixada Fluminense e do Sul Fluminense (formado por oito redes de ensino da Baixada Fluminense e mais três do Sul Fluminense e as duas Universidades públicas da Baixada Fluminense: IM/UFRRJ e FEBEF/UERJ), a Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais (ProPEd/UERJ), o Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ) e os grupos de pesquisa: EDUCA – Educação em Contextos Amazônicos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade da Universidade do Estado do Amazonas, se manifestam  contrários ao Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020 que institui a “Política Nacional da Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida”.

Esse posicionamento se pauta no conhecimento científico, partindo dos resultados de pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos na área, bem como das experiências educacionais nacionais e internacionais. Neste sentido, não concordamos com o referido decreto na medida em que o documento apresenta contradições que não apontam uma direção relevante para efetivação de uma Educação Inclusiva em nosso país.

Entendemos que o conteúdo deste documento fere ao princípio dos direitos educacionais das pessoas com deficiência conforme preconizado pela Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que apresenta status constitucional por meio do Decreto nº 6.949 de 2009. Este documento tem sido referência internacional para a construção de sistemas educacionais inclusivos que buscam a eliminação de quaisquer barreiras que se convertam em impedimento para a acessibilidade, a participação e a construção de conhecimento dos estudantes.

Uma sociedade democrática que reivindica ambientes escolares que sejam equânimes nas oportunidades educacionais, sendo responsabilidade dos governos e dos sistemas de ensino viabilizar os suportes necessários para garantir a participação e aprendizagem de todos os estudantes. Aqueles que, por qualquer condição, não apresentem evolução em seu desenvolvimento pleno em determinado espaço escolar, possuem o direito de que este se reorganize para o atendimento às suas especificidades.

Sociedades democráticas requerem a garantia de que todas as pessoas, independentemente de suas características físicas, sensoriais ou qualquer condição de deficiência possam ter acesso a uma educação de qualidade, não devendo ser excluídas de nenhuma oportunidade de inclusão plena sob a alegação de que a sua deficiência seja um impedimento. As pesquisas têm mostrado que mesmo alunos com os quadros mais severos de deficiências têm seu desenvolvimento beneficiado nas escolas comuns, desde que lhe sejam garantidos os suportes materiais e humanos necessários.

Por último, reconhecemos a importância da revisão da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), mas isso precisa ser realizado com base em evidências cientificas em diálogo com os diferentes setores da sociedade.

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2020.


Postado em 19/10/2020 - 10:01 -

Notícias Relacionadas

Confira as inscrições homologadas para atuação em Educação Especial
Licenciatura em Educação Especial – Validação de vínculo
Novo Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ
Pesquisa sobre crianças com síndrome congênita do zika vírus ganha destaque na mídia
Professora da UFRRJ é entrevistada pelo Bom Dia Rio

Últimas Notícias

Skip to content