Claudia Barbieri, professora adjunta de Literatura Portuguesa do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ), foi uma das seis premiadas no concurso “Contos da Quarentena”, promovido pela Livraria Lello, uma das mais conhecidas de Portugal.
O concurso foi sucesso absoluto e recebeu 5.655 textos, escritos por participantes de 39 países.
Com uma reflexão sobre a velhice e sobre os sentimentos sentidos, mas não expressados, Claudia conquistou o júri composto pelo escritor Valter Hugo Mãe, pelo jornalista João Fernando Ramos e pela administração da Lello.
Escrito entre os meses de abril e maio, o conto As netas de Bernarda Alba dialoga com a peça teatral do espanhol Federico García Lorca.
“Sou professora de literatura portuguesa e terei um conto meu publicado por uma editora renomada de Portugal! Afirmar que me sinto honrada é apenas uma das maneiras de externar os meus sentimentos: estou pasmada, feliz, emocionada. Acredito que a edição do conto As netas de Bernarda Alba é um incentivo irrecusável para que eu continue a escrever e é maravilhoso promover o nome da Rural internacionalmente ao longo desse processo”, disse Claudia.
Em seu discurso de agradecimento, a docente exaltou a beleza e força dos milhares de participantes que, em um momento tão difícil para a humanidade, optaram pelo caminho da expressão literária. A premiação aconteceu no dia 25 de setembro e foi transmitida ao vivo.
Além de um prêmio em dinheiro, Claudia e os outros cinco vencedores assinaram um contrato de edição com a Livraria Lello. Os contos serão publicados em português, inglês e espanhol, com lançamento virtual previsto para 16 de outubro.
Clique aqui para conferir o evento de premiação. A cerimônia começa efetivamente aos 18 minutos e 30 segundos.
Por Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.