O ForroPODó tem como objetivo criar um espaço de memória sobre o forró eletrônico, relembrando momentos marcantes, revisitando a trajetória de artistas importantes e trazendo reflexões sobre o tema, principalmente sobre a percepção que os sudestinos tem do forró.
O podcast é uma iniciativa do estudante do 10º período de Psicologia, Yuri Souza, e de Matheus Queiroz, formado em Jornalismo pela UFRRJ. A ideia era discutida pelos dois desde o ano passado, porém, a falta de tempo a fazia ser adiada. O primeiro “volume” – como nomeiam os episódios – foi ao ar no dia 31 de julho de 2020, e teve como tema o grupo musical “Calcinha Preta”.
A prática jornalística adquirida por Matheus durante as aulas de mídia sonora e o conhecimento sobre edição de áudio de Yuri fizeram com que a ideia finalmente pulasse para fora do papel. “Com a quarentena, a iniciativa foi tomando forma. O intuito principal é ajudar a valorizar ainda mais um gênero com grande peso cultural para o Brasil”, conta Yuri.
Para ouvir os episódios, acesse: https://open.spotify.com/show/1W4fUhPDjFwdGED6LeAzYe ou https://www.deezer.com/br/show/1707962
Siga-os no Instagram: https://www.instagram.com/forropodo/
Para conhecer outros podcasts feitos por estudantes e professores da UFRRJ, clique aqui.
Você é estudante ou trabalhador da UFRRJ e participa da produção de podcasts?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da UFRRJ e por convidados que participam de podcasts e transmissões on-line representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFRRJ.
Por Roberto Jones, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).