Ao valorizar elementos do cotidiano, a cultura popular e histórias regionais ou locais, o programa Aí é Outra História difunde o conhecimento da área e, também, busca criar no ouvinte a consciência de sua agência histórica. “Queremos aproximar ao máximo a História das pessoas, mostrando a elas como elementos do nosso dia a dia, que muitas vezes passam despercebidos, podem ser utilizados para entendermos nossa sociedade de uma perspectiva histórica”, diz Anderson Ribas, um dos integrantes do projeto.
No primeiro episódio, por exemplo, a trajetória pessoal e profissional do ator Babu Santana motivou a conversa sobre racismo e a história do cinema nacional. Já na edição sobre Dom Adriano Hipólito, o bate-papo trouxe a Baixada Fluminense como local rico em História. Para o debate sobre religião e samba, o podcast recebeu Luiz Antônio Simas. “Este episódio com certeza marcou nossa trajetória. Desde a idealização do nosso projeto, o Simas sempre foi nossa maior inspiração”, diz Anderson.
Há três meses no ar, o programa já ultrapassou a marca de mil reproduções nas plataformas digitais de áudio. Integram a equipe do Aí é Outra História: Anderson Ribas da Costa; Luiz Fillipe Rabello Baptista; Mariana de Medeiros Adriano; e Pedro Costa, graduandos em História da UFRRJ no câmpus Nova Iguaçu; e Giovana de Almeida Carvalho, mestranda em História também na UFRRJ.
Para conhecer outros podcasts feitos por estudantes e professores da UFRRJ, clique aqui.
Você é estudante ou trabalhador da UFRRJ e participa da produção de podcasts?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da UFRRJ e por convidados que participam de podcasts e transmissões on-line representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFRRJ.
Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).