Filhotes ou adultos, cães e gatos são companhias que trazem benefícios para a saúde mental, emocional e física da família e de quem vive sozinho. É o que aponta um estudo recente realizado durante a quarentena. O bicho amigo, por sua vez, para ter uma vida saudável, precisa de cuidados do protetor, o humano responsável. No Brasil, estima-se que mais de 170 mil animais estejam sob cuidados de ONGs e grupos de proteção animal, de acordo com a World Animal Protection. Muitos destes foram abandonados pelos donos e esperam um novo lar. Se você leu até aqui e está interessado em adotar um amigo peludo ou ajudar os que cuidam dos bichos, continue lendo o texto.
No câmpus Seropédica, o bem-estar dos animais é o foco do AMA, projeto de extensão que auxilia em tarefas no Setor de Acolhimento e Monitoramento Animal (Sama), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, destinado ao acolhimento de cães e gatos abandonados nos limites da UFRRJ.
Além de promover o bem-estar animal, o projeto atua para educar e coibir o abandono de animais nas dependências da Universidade. A missão do AMA é realizar o acolhimento de cães e gatos abandonados, reabilitá-los, mediar a castração e demais atendimentos junto ao Programa de Ações Integradas em Controle Populacional e Guarda Responsável do Instituto de Veterinária e equipe do Hospital Veterinário, possibilitando a adoção responsável. Os animais recebem cuidados diariamente, incluindo feriados e recessos.
O projeto não realiza atendimentos fora dos limites do câmpus e não presta serviços de atendimento clinico e cirúrgico veterinário.
Serviço
Adoção: Há fotos dos animais sob os cuidados do AMA no perfil do Instagram @projetoamaufrrj e no Facebook: @projetoamaufrrj Para saber como adotar, envie e-mail para comunicacaoamaufrrj@gmail.com
Doação de ração, medicamentos e utensílios (vasilha de ração, brinquedos para pets, cobertores etc): informe o AMA com mensagem para comunicacaoamaufrrj@gmail.com
Doação em dinheiro: siga as instruções que estão nas imagens abaixo (clica para aumentar)
Acolhimento e resgate de animais no câmpus: as solicitações devem ser feitas via e-mail, informando os seguintes dados:
Horário de funcionamento para acolhimento:
Dias úteis, no período da manhã, de 8:30h às 11:30h.
Como ajudar animais abandonados em horário noturno, feriados e finais de semana?
A orientação nestes casos é Registro do Abandono junto a Divisão de Guarda e Vigilāncia, atestando o abandono nos limites do Campus e o acolhimento em lar temporário. Realizar contato por e-mail enviando o Registro da DGV e solicitando que a equipe do AMA possa realizar acolhimento posterior.
Como solicitar apoio em caso de animais necessitando de ajuda?
Enviar e-mail para comunicacaoamaufrrj@gmail.com
Texto: Projeto AMA com Coordenadoria de Comunicação Social/UFRRJ
Fotos: AMA UFRRJ