O consumo de áudio em plataformas digitais está cada vez mais popular no Brasil. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, o país registra aumento no número de podcasts, de acordo com dados divulgados pela Voxnest. Para a professora do curso de Jornalismo da UFRRJ, Sandra Garcia, o sucesso do formato pode ser atribuído à relativa facilidade para produção e distribuição dos episódios.
“O podcast é democrático, porque qualquer pessoa pode produzir. Além disso, há uma gama variada de assuntos e usos”. Sandra menciona, ainda, a importância das instituições estarem em sintonia com essa nova mídia. “Ganha a universidade enquanto produtora de saberes e ganha a comunidade, tendo acesso fácil e rápido ao tema de seu interesse”.
Os programas feitos por professores e estudantes da UFRRJ fazem sucesso na podosfera. Clique nos links a seguir para conhecer algumas produções e conferir o que disseram os hosts ruralinos.
Você é estudante ou trabalhador da UFRRJ e participa da produção de podcasts?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da UFRRJ e por convidados que participam de podcasts e transmissões on-line representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFRRJ.
Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).