A Universidade Rural vai realizar o primeiro procedimento licitatório na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O RDC 01/2020 tem por objeto a conclusão da obra do laboratório da Geodésia no câmpus Seropédica. A sessão licitatória será iniciada em 20 de agosto, às 10h, no sistema de compras governamentais comprasnet.
Criado inicialmente para atender as obras para os grandes eventos do Brasil, como a Copa do mundo e as Olimpíadas, a legislação foi evoluindo e se tornando mais abrangente. O RDC corresponde a um dos maiores avanços da legislação na contratação de obras pela administração pública, pois trouxe a lógica de operação prevista no Pregão para as obras e serviços de engenharia. Além disso, o RDC permitiu a flexibilização dos processos de aquisição em busca de soluções sob medida para atender as necessidades dos contratantes. A agilidade e a melhoria no processo de aquisição são evidentes. Vários avanços foram trazidos, entre eles a questão da subcontratação, em valores mínimos e máximos, e a criação da Contratação Integrada. A adoção dessa modalidade licitatória vai gerar para a UFRRJ economia de recursos, celeridade no processo licitatório e na execução dos serviços.
A comissão especial do RDC 01/2020 é composta por servidores técnicos-administrativos pertencentes ao quadro permanente da UFRRJ e lotados no Departamento de Material e Serviços Auxiliares (DMSA/Proaf): Alexandro Justino Leoncio, Anderson Henrique da Silva, Gustavo Moulin Lunga, Julia de Alcantara Ramos, Mayara Dione Rocha Mariano e Sandro Valério Gonçalves Martins. O servidor responsável pela elaboração de planilhas, levantamento de materiais e serviços, bem como pelo apoio na análise técnica, é o engenheiro Maurício Azevedo Sá (Copea/Propladi).
Por Grupo de Trabalho da Seção de Pregão Eletrônico
http://institucional.ufrrj.br/dmsa/