A Rede de Atendimento Psicológico (RAP/UFRRJ) lança, na tarde de hoje (22), um projeto que oferta de forma gratuita aos discentes alojados da Rural atendimento psicológico online. O objetivo da RAP/UFRRJ é acolher e escutar demandas de quem precisa e deseja, diante da angústia vivida frente à pandemia do Covid-19.
A RAP/UFRRJ é formada por 23 profissionais, sendo 17 egressos da Rural e os demais são alunos dos programas de pós-graduação da área.
Para participar, o discente alojado da Rural terá que agendar a primeira entrevista através do e-mail: ufrrj.rap@gmail.com. Este projeto é conduzido pelos professores Rosane Braga de Melo e Marcus Vinícius Câmara, do curso de Psicologia, Instituto de Educação.
Iniciativas de outros grupos
Setores como a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst/UFRRJ) e o projeto “Plantão Psicológico” também oferecem atendimento psicológico online para a comunidade universitária.
A equipe de psicologia da (Casst/UFRRJ) está atendendo remotamente aos trabalhadores da Universidade que necessitarem de apoio durante o período de quarentena. Inscrições pelo formulário disponível em http://abre.ai/casst. Mais informações em: facebook.com/casstufrrj/ ou instagram.com/casstufrrj/.
Já o projeto “Plantão Psicológico” também está realizando atendimento online durante o período de pandemia. Para ter acesso ao serviço, é preciso preencher um formulário neste link: https://bit.ly/33ZVpV2. O projeto Plantão Psicológico é coordenado pelas professoras Carla Vicente e Luciene Rocinholi, do curso de Psicologia, Instituto de Educação.
Trata-se de um atendimento imediato dirigido à escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. A proposta não é realizar psicoterapia, mas oferecer escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises.
As matérias, disponíveis no Portal da UFRRJ, relativas aos outros projetos podem ser acessadas em: Atendimento Psicológico Casst e projeto Plantão Psicológico.