Seminários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid ) e da Residência Pedagógica da UFRRJ reuniram núcleos de projetos, nos dias 18 e 19 de novembro, de 9h às 17h, para mostras de trabalhos, sessões de experiências, conferências e mesas redondas. A iniciativa garantiu espaço privilegiado para discutir a importância e o papel da formação inicial.
Sob organização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) e das coordenações institucionais dos projetos Pibid e Residência Pedagógica, o evento também teve o objetivo de contribuir para o exercício de experiências metodológicas. Além disso, promoveu trocas de aprendizagens tecnológicas e práticas didáticas, valorização do magistério e da carreira docente.
Realizados por Programas Institucionais, o Seminário Institucional do Pibid (Sipibid) o Seminário Institucional da Residência Pedagógica (Siresp) inclinam-se à reflexão, difusão e socialização de práticas de formação do magistério.
Sobre o Seminário
O evento teve a participação de pibidianos, coordenadores de área e supervisores; docentes orientadores da Residência Pedagógica; e preceptores da Residência Pedagógica e estudantes residentes. A Conferência de Abertura foi realizada no Auditório Gustavo Dutra, com a presença do reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara; do pró-reitor de Graduação, Joecildo Rocha; do presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), Douglas Monsôres; e da coordenadora institucional da Residência Pedagógica, Raquel Alvitos Pereira.
Na sequência, ocorreu a conferência “Experiências Inovadoras nas Práticas Docentes”, ministrada pela professora Daniela Mendes Vieira da Silva, do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba/RJ.
O primeiro dia do evento foi repleto de sessões de experiências pedagógicas dos núcleos de subprojetos, além de mostra de materiais didáticos e práticas educativas. As atividades ocorreram em diferentes espaços, como Auditório Gustavo Dutra, corredor principal do Pavilhão Central, Auditório Hilton Salles, Salão Azul e Salão dos Órgãos Colegiados.
No dia 19, as atividades foram iniciadas com mesas redondas voltadas à articulação da formação docente, impactos e inovações de práticas educacionais no atual cenário político brasileiro, sucedidas por outras exposições, sessões de experiências, mostras de materiais e práticas.
O encerramento do Seminário, no Salão Azul, discutiu “Os Impactos das Políticas Públicas de Iniciação à Docência na Formação de Professores da UFRRJ”, através da mediação de Douglas Monsôres, e contribuição das professoras Rosa Maria Marcos Mendes e Sara Araújo Brito Fazollo.
Isabella Cabral (sob orientação do jornalista João Henrique Oliveira)