À Comunidade Universitária da UFRRJ
Estamos vivendo em tempos assustadores, nos quais a propagação de notícias falsas, calúnias e difamações é adotada como ferramenta de disputa política nas redes sociais e fora delas.
É lamentável quando identificamos a disseminação de notícias falsas em nossa instituição. A mais recente relata um suposto plano de “fechamento” da Divisão de Saúde (chamada de “postinho” ou “posto médico”) do câmpus Seropédica da UFRRJ. Os autores da nota não ouviram a Administração Central para buscar esclarecimentos sobre o assunto, e optaram por propagar desinformação junto à comunidade universitária.
A Administração Central esclarece que a Divisão de Saúde, uma unidade de atendimento de baixa complexidade, será mantida, pois é nosso compromisso preservar as ações de apoio à comunidade universitária da Rural.
A liberdade de opinião e de manifestação dos membros da comunidade universitária sempre será respeitada pela Administração Central, porém jamais concordaremos ou nos omitiremos diante da veiculação irresponsável de informações falsas.
Entendemos que as ações de mobilização precisam se concentrar no enfrentamento dos debates que enfraquecem a cada dia a carreira dos servidores públicos. A produção de notícias falsas é uma prática política danosa, que fragiliza as ações institucionais nesta complexa conjuntura, em que está em jogo a própria existência das universidades públicas.
Seropédica, 23/10/2019
Administração Central da UFRRJ