Discursos emocionados marcaram o evento comemorativo dos dez anos do curso de Geografia do câmpus Seropédica. A solenidade ocorreu na manhã de hoje (22), no Departamento de Geociências (DeGeo). A celebração, nomeada “10 anos do curso de Geografia: Plantando e Colhendo Saberes”, coincidiu com a abertura da Semana de Arborização da UFRRJ e teve parte das atividades somadas, como o plantio de sete mudas arbóreas.
O evento foi aberto pela coordenadora de Geografia, professora Andrea Carmo Sampaio, que destacou o papel importante da professora Regina Cohen Barros (a primeira coordenadora) no processo de criação e consolidação do curso na UFRRJ. “Eu estou coordenadora, porém a Regina sempre será a coordenadora do curso”, destacou.
Em seguida, a professora Regina fez questão de lembrar e agradecer as pessoas que fizeram parte dessa construção, citando alguns: o reitor Ricardo Berbara; o ex-reitor Ricardo Motta; a ex-reitora Ana Dantas; e a comissão “que fez o curso de Geografia funcionar”. “Quero agradecer toda essa construção, que ainda estamos colocando tijolinho por tijolinho. Muito feliz por estarmos fazendo esse alicerce. Obrigada a todos”, concluiu, emocionada.
O diretor do Instituto de Agronomia, professor Alexis Rosa Nummer, também esteve presente no evento e lembrou do processo de criação do curso de Geografia. “O falecido professor Ricardo Oliveira, ex-diretor do ICHS, tinha um grande apreço pela Geografia, e foi ele que, em uma comissão do Reuni, deu princípio a essa história. Inicialmente foi pensado na professora Maria Elisa para tocar o trabalho e ela foi atrás de uma pessoa que fosse geógrafa também, chegando no nome da professora Regina do CTUR”, relembrou.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Edson Jesus de Souza, falou logo na sequência. “Nós estamos muito felizes, enquanto Prograd, de ver como cursos, que mesmo não sendo centenários como Agronomia e Veterinária, em um curto espaço de tempo já consolidaram uma história”,. E complementou “Eu acho que esse tema, que vocês escolheram, não poderia ser mais pedagógico para nós: ‘dez anos plantando e colhendo saberes’. Eu acredito muito que aquele que lança boas sementes, não pode colher outra coisa a não ser frutos bons. Eu vejo cada aluno nosso, egresso dessa Universidade, como uma boa semente”, finalizou.
Placa comemorativa
O descerramento da Placa dos 10 anos do curso de Geografia foi antecedido pela leitura do chefe do Departamento de Geociências (DeGeo), Andrews José de Lucena, de uma carta enviada pela professora do curso, Maria Hilde, que não pôde estar presente no evento.
Muda dos 10 anos
O pró-reitor Edson de Souza (representando o reitor Ricardo Berbara), juntamente com a professora Regina Cohen, plantaram uma muda de Flamboyant (Delonix regia), no canteiro a frente do DeGeo. Na sequência foram plantadas outras seis mudas nos jardins. O plantio foi feito por docentes dos cursos de Geografia e Geologia, técnicos e discentes do curso. Cada muda plantada recebeu uma placa de identificação e de homenagens. O evento foi encerrado às 11h com o GeoSarau.
Estiveram presentes no evento: o pró-reitor adjunto de Graduação, Edson Jesus de Souza; o diretor do Instituto de Agronomia, professor Alexis Rosa Nummer; o chefe do Departamento de Geociências, Andrews José de Lucena; assim como a coordenadora de Geografia, Andrea Carmo Sampaio; a primeira coordenadora, Regina Cohen Barros; e os demais profissionais e alunos do curso.
por Cleiton Bezerra, jornalista da Pró-Reitoria de Graduação.