Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Esclarecimentos sobre a situação da UFRRJ diante dos cortes orçamentários

Esclarecimentos sobre a situação da UFRRJ diante dos cortes orçamentários

 

À comunidade universitária da UFRRJ,

 

A Administração Central informa que a instituição enfrenta os desafios impostos pela atual conjuntura, buscando garantir a continuidade do funcionamento das atividades acadêmicas a despeito do forte impacto causado pelos sucessivos cortes em nossos orçamentos, que apenas em 2019 foram da ordem de 23 milhões de reais. Para tanto, listamos as principais medidas adotadas até o momento:

 

— Não cortamos bolsas dos discentes da graduação, como muitas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram obrigadas a fazer. Ao contrário, aumentamos o número em diversos editais;

— Não interrompemos missões para participação de estudantes em congressos e atividades acadêmicas. Há transporte semanalmente saindo para vários locais do país. Praticamente todas as Ifes interromperam esta ação;

— Mantivemos missões internacionais para discentes, mas precisamos cortar para os docentes;

— Não interrompemos pagamentos de contas de água, energia, correios, terceirizados etc.;

— Continuamos a execução de obras (decididas em ambientes colegiados) muito importantes para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas, tais como a nova Biblioteca Central; o Pavilhão de aulas do Centro Integrado de Ciências da Saúde/ICBS; ampliação do Hospital Veterinário; Hotel Universitário; dois Pavilhões de Aulas Práticas (PAPs); prédio da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Trabalhador e o Restaurante Universitário (RU), além de outras iniciativas como asfalto nas vias de acesso ao câmpus Seropédica, instalação de fibras de internet, subestações de energia etc.;

— Mesmo com os cortes do orçamento, a situação da UFRRJ está controlada. Não vivemos as crises profundas que muitas instituições coirmãs experimentam;

— Sobre o RU, iniciamos as obras em março de 2017, e a finalização está prevista para o fim deste ano. Todas as etapas podem ser conferidas nos relatórios ilustrados publicados no portal da Universidade. Estamos cientes de que o fornecimento de refeições transportadas (quentinhas) tem gerado insatisfação. Se não tivéssemos optado por realizar a reforma naquele momento, o RU entraria em colapso, impossibilitando o atendimento dos estudantes nos próximos anos. As obras em execução não são uma simples reforma, já que implicam na ampliação e reestruturação dos espaços físicos, na modernização das redes elétricas, hidráulicas e sanitárias e na instalação de novos sistemas de vapor, exaustão e linha de gás, além da compra de equipamentos.

 

Lamentamos pelos transtornos causados à comunidade discente, mas a conjuntura não é trivial e temos de estar muito atentos e unidos para enfrentar o ano de 2020, que promete ser bem mais difícil para todos aqueles que defendem o ensino público, gratuito e de qualidade em nosso país. Como sempre, estamos à disposição para qualquer diálogo e discussão de projetos que nos fortaleçam neste momento de dificuldades.

 

Seropédica, 23/9/2019

Administração Central da UFRRJ


Postado em 23/09/2019 - 14:12 - Atualizado em 27/09/2019 - 10:07

Notícias Relacionadas

Nota de Solidariedade à deputada estadual Marina do MST
CEPE aprova Chamada Pública com a finalidade de distribuição de 22 novas vagas docentes em regime de 40 horas com dedicação exclusiva
Nota das instituições de ensino do RJ sobre PEC que prevê mensalidade em universidades públicas
Reiteração das medidas recomendadas para o retorno seguro às atividades presenciais
Aulas presenciais na UFRRJ serão retomadas em 7 de março

Últimas Notícias

Skip to content