Sabe aquele desejo de criança, de um dia se tornar escritor ou escritora? Para alguns talentosos autores, a vontade de ver o livro publicado é maior do que os obstáculos de um mercado difícil e fechado. Na matéria de capa da edição 7/2019 do Rural Semanal (“A escrita como prática e a aposta na literatura”, pág. 5), apresentamos a história de dois ruralinos – uma servidora técnica-administrativa e um egresso de jornalismo – que investiram firme no caminho das editoras independentes e conseguiram colocar o sonho nas estantes.
Num país em que cerca 30% da população nunca comprou um livro, é inegável o papel social da televisão. E a telinha marca profundamente o cotidiano de alguns ruralinos, que se reúnem num espaço entre os alojamentos – a Sala de TV – para relaxar, informar-se ou torcer pelo time de coração. No texto “O mundo capturado pela Sala de TV” (pág. 6), conhecemos um pouco mais desses momentos e personagens da novela da vida real.
Mas quem é protagonista na Universidade é a ciência. E ela se apresenta de modo mais atrativo num projeto de extensão realizado no Instituto de Química, tema de matéria na página 3 (“Experiências do conhecimento”). E o “Ibope” foi alto: o curso voltado para professores do ensino fundamental e médio contou com 42 alunos – e já possui uma fila de espera com 240 interessados para as próximas edições.
Para ler estas e outras matérias, não deixe de baixar nossa mais nova edição, disponível em http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2019/08/RS_07_2019.pdf