A Aula Inaugural do curso de Economia da UFRRJ aconteceu em 19 de março, no Auditório Paulo Freire (ICHS), com a presença da professora Virgínia Fontes, do curso de Pós-Graduação em História/UFF. Na abertura, o reitor Ricardo Berbara conversou com os presentes sobre a situação da Universidade.
O reitor chamou a atenção para as dificuldades pelas quais a Rural vem passando, destacando a atuação da Reitoria no enfrentamento das mesmas. O professor lembrou ainda o alcance social e econômico da UFRRJ na Baixada Fluminense, no estado e também na vida das pessoas – alunos, professores e técnicos administrativos – especialmente a partir das políticas de inclusão e de expansão de vagas nas universidades públicas.
Em seguida, a professora Virgínia Fontes fez uma exposição crítica e contundente sobre as relações sociais de produção, apresentando o exemplo do aplicativo Uber na palestra “O capitalismo em tempos de uberização”. Dessa forma, os presentes puderam compreender o fim do contrato de trabalho e não do trabalho em si diante da nova conjuntura do capitalismo mundial, em que prevalece uma ofensiva contra os direitos trabalhistas. A professora fez ainda uma análise histórica das lutas e reivindicações sociais dos trabalhadores.
Na plateia, estavam presentes alunos de graduação de Economia, Relações Internacionais e Geografia, além de estudantes de pós-graduação do mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento. Também participaram professores e integrantes do Departamento de Ciências Econômicas e das coordenações de graduação em Economia e de pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento.
Com informações da professora Rubia Wegner (Economia/UFRRJ)