A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizou nos dias 11, 12 e 13/3 o evento oficial de boas-vindas da Administração Central. Direcionado a toda comunidade acadêmica, especialmente os ingressantes aos cursos de graduação em 2019.1, as Aulas Magnas abordaram o tema Direitos Humanos.
Fundamentos e reflexões no câmpus Nova Iguaçu
Por Michelle Carneiro
O primeiro dos quatro eventos oficiais de boas-vindas aconteceu na noite de 11/3, no câmpus Nova Iguaçu. A aula magna “Direito Humanos: Fundamentos e reflexões” foi ministrada pela professora Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, do Departamento de Ciências Jurídicas do ICHS/UFRRJ.
O evento aconteceu no auditório do Instituto Multidisciplinar (IM). Na ocasião, o pró-reitor de Graduação, Joecildo Rocha, ressaltou a importância do debate sobre o tema Direitos Humanos e agradeceu a escolha dos estudantes pela UFRRJ. “Sejam muito bem-vindos à Rural. Certamente vocês estão fazendo uma escolha por uma Universidade que tem um compromisso muito grande com a transformação da sociedade”, afirmou.
Na sua fala aos ingressantes, o reitor Ricardo Berbara reafirmou a importância da defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. “Que no momento em que a universidade pública for atacada, ela seja também defendida. Cabe a cada um de nós um papel histórico fundamental de garantir que as futuras gerações tenham a oportunidade que vocês estão tendo hoje de ingressar na Universidade Rural”.
Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto Rodrigues; o pró-reitor de Extensão, Roberto Lelis; a pró-reitora adjunta de Extensão, Gabriela Rizo; o diretor do Instituto Multidisciplinar, Paulo Cosme de Oliveira; o diretor em exercício do câmpus Nova Iguaçu, Renan Arjona; o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreirinha; e o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid.
Compromisso social em foco
Por Cleiton Bezerra
Durante a terça-feira, 12/3, o câmpus Seropédica recebeu a atividade. O evento teve início com uma apresentação musical do trio de cordas do Projeto Paganini, formado por alunos da UFRRJ que atuam no Centro de Arte e Cultura (CAC).
Na solenidade das 14h (direcionada aos cursos matutinos, vespertinos e integrais), a mesa foi composta pelo reitor da UFRRJ; pelo pró-reitor de Graduação; pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Edson Jesus de Souza; pelo pró-reitor de Extensão; e pelas representantes da Adur (Associação dos Docentes da Rural) e do Sintur (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rural), Ivanilda Reis e Célia Otranto, respectivamente.
O reitor Ricardo Berbara presidiu a mesa, saudou os novos alunos e falou sobre o papel de destaque que a Rural tem em relação ao suporte aos alunos. “Dentre as universidades públicas do Brasil, nós somos uma das mais gratuitas. Ou seja, nós somos uma das universidades que mais dá auxílio dentre todas. Nós temos alojamento gratuito, restaurante universitário subsidiado, temos mais 3.500 bolsas e temos orgulho disso. Parabéns a todos, espero que vocês sejam muito felizes aqui”, destacou.
A diversidade na universidade pública é de vital importância, essa foi a mensagem presente na fala do pró-reitor de Graduação, Joecildo Rocha. “Nós, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, devemos garantir a diversidade e entender que esse espaço não é um privilégio, mas sim um direito que nos possibilita buscar a promoção da igualdade, justiça e desenvolvimento da sociedade”, disse.
Conduzindo a palestra realizada na solenidade das 14h esteve o professor Jonas Alves. O docente, que pesquisa sobre direitos humanos e é membro do Departamento de Educação e Sociedade do IM/UFRRJ, trouxe o tema “Direitos Humanos e o compromisso social da Universidade”. “É muito importante levantar o debate sobre esses temas dentro da comunidade universitária. Acho que foi um acerto a Prograd ter escolhido o tema de direitos humanos para ser refletido junto com os alunos que estão ingressando agora”, ponderou.
Já os ingressantes dos cursos do turno noturno participaram da aula ministrada pelo professor Rulian Emmerick, do Departamento de Direito, Humanidades e Letras, do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), que abordou o tema: “O que são direitos humanos?”.
Aluna do 1º período de Medicina Veterinária, Juliana Gonçalves, assistiu a Aula Magna juntamente com a sua irmã, Caroline Gonçalves, que está no 3º período de História. “Foi muito boa a palestra, os jovens estão precisando realmente ouvir sobre os pontos que foram aqui levantados. Agrega muito. Porém, infelizmente muitos não ficaram até o fim, mesmo todos precisando escutar, pois hoje em dia estamos observando um verdadeiro ataque aos direitos humanos”, ressaltou Juliana.
Em Três Rios discussão sobre a realidade brasileira
O encerramento da programação oficial de boas-vindas aconteceu no dia 13/3, no câmpus Três Rios, com a aula sobre “Direitos humanos no Brasil: passado, presente e futuro”, proferida pela professora Luciene Alves Miguez Naiff, do Departamento De Psicologia do IE/UFRRJ.