Para ter acesso às informações acadêmicas do curso, os discentes precisam ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Se você ainda não fez o autocadastro, fique atento às instruções a seguir. Após a realização deste procedimento o discente obterá o login e senha de acesso ao sistema.
Para que serve o autocadastro?
O autocadastro serve para que o aluno ou ex-aluno obtenha o login de acesso ao Sistema Integrado de Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Para que serve o SIGAA?
– O SIGAA será o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno.
– O SIGAA agrupará todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).
– Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico poderão ser obtidos através da internet, e o deslocamento até à Universidade não será mais necessário.
– Com o SIGAA os processos internos da UFRRJ terão mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações.
– Com o SIGAA você poderá avaliar as aulas individualmente, e ao final do período letivo realizar a avaliação da disciplina de uma forma mais efetiva. Tais informações serão vitais para o combate da retenção e da evasão escolar.
– O SIGAA permitirá a criação de “turmas virtuais” onde docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.
SIGAA pelo Brasil
No último levantamento realizado pela Superintendência de Informática UFRN, em outubro de 2018, o módulo do SIGAA já estava implantado em 18 instituições educacionais em todo o Brasil e, em processo de implantação, em 30 universidades e 8 institutos federais.
Passo a passo: obtendo login do SIGAA
Etapa 1: Acessar o site sigaa.ufrrj.br
Etapa 2: Acessar a área de Autocadastro no SIGAA
Etapa 3: Preencher com as informações pessoais e criar o login
Atenção!
Por exemplo: Login: lucassantos (tudo junto)
Por exemplo, se tentar criar um login: santos , outro usuário provavelmente, já terá criado antes de você e o sistema te informará esse erro, o ideal, por exemplo, seria login: lcsantos ou lucassantosrural.
– No mínimo 6 e no máximo 10 dígitos;
– Sugerimos a utilização de ao menos um número: “01234…9”;
– Ao menos um caractere “A”a “Z”, maiúsculo ou minúsculo;
– Ao menos um caractere especial (!,@,#,$,?,.,etc) com exceção do apóstrofo( ‘).
Exemplo de senha válida: Lc@010372
Tendo esquecido seus dados de login ou senha você poderá recuperá-los nos links:
https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_login.jsf
https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_senha.jsf
As informações necessárias para a recuperação do login/senha serão enviadas para o e-mail cadastrado no banco de dados do SIGAA, informado pelo usuário no momento de seu cadastro.
Para o lançamento dessas informações, envie cópia escaneada ou até mesmo foto com boa resolução, de seu RG e de seu atestado de conclusão do ensino médio (devendo estar legível o nome da Instituição e o ano de conclusão).
Em caso de dúvidas:
autocadastrosigaa@ufrrj.br