A Divisão de Guarda e Vigilância divulgou os dados estatísticos das ocorrências do ano de 2018 na UFRRJ. Furto e furto de bicicleta tiveram o maior registro de casos, correspondendo a 38% das ocorrências do ano passado. Ocorrências externas e danos ao patrimônio público corresponderam a 22% dos registros.
No total, foram 145 fatos registrados no livro de ocorrências da DGV. Só houve registro daqueles definidos como crime, desprezando-se infrações administrativas e contravenções penais.
Em gráfico comparativo divulgado pela DGV, verifica-se que, de 2017 para 2018, a maioria das ocorrências registradas nos dois últimos anos teve redução estatística. No entanto, dano ao patrimônio público destaca-se pelo aumento substancial. No ano de 2018, foram 16 registros de ocorrência de dano ao patrimônio público, categoria em que se enquadram as pichações aos prédios públicos da Universidade.
Também ressalta-se que, no ano de 2018, foram registradas ocorrências apresentadas com estatística zero no ano anterior. São os casos de crimes enquadrados na Lei de Drogas e de Crimes Ambientais, com 3 registros cada um. Destaque para a ausência de registro de ocorrência em 2018 para determinados crimes gravíssimos como abuso sexual e estupro.
A Divisão de Guarda e Vigilância está disponível para atendimento ao público e registro de ocorrências, zelando pela segurança de toda a comunidade acadêmica. Por isso, para cumprir seu papel, é importante que a comunidade registre ocorrências junto à DGV de forma a otimizar o trabalho de vigilância e ampliar a segurança nos pontos de maior necessidade.
Para contato com a DGV: (021) 2682-1871 – Secretaria (021) 2681-4645 – Portão Principal (021) 2681-4646