Por Ricardo Portugal (*)
A Coordenação do Curso Pré-Enem Ethos/UFRRJ divulgou um balanço de suas atividades no período 2016-2018. De acordo com o relatório, nestes três anos de projeto, 35 estudantes foram aprovados em processos seletivos de ingresso em instituições de ensino superior. Destes, 31 foram aprovados para universidades públicas e outros quatro em universidades privadas (três dos quais com bolsa de 100%).
Um dos fatores que propiciaram o êxito do projeto foi a diminuição progressiva do número de substituições de Tutores/Monitores, efetuadas no decorrer do ano letivo. Tal redução tornou possível uma maior estabilização da equipe pedagógica, permitindo a melhoria do aproveitamento das experiências de ensino-aprendizagem, além da formação docente, proporcionados pelo projeto.
Outro aspecto positivo foi o aumento da quantidade de candidatos inscritos no processo seletivo de ingresso no curso preparatório. Segundo a avaliação da Coordenação do Pré-Enem, a crescente procura esteve associada a dois fatos: a) o maior conhecimento do curso pelo público, especialmente pelos moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; b) a implantação do sistema eletrônico de inscrição de candidatos no ano de 2018, que possibilitou aos interessados se inscreverem no processo seletivo através da internet.
O dado negativo registrado no período foi a elevada evasão de alunos. O documento aponta um índice de desistência variando entre 65% e 75% ao ano. O fenômeno sugere que o grande desafio pedagógico a ser enfrentado pelo projeto não é o número insuficiente de vagas para atender a todos os candidatos interessados em participar, mas a dificuldade da permanência daqueles que ingressam no curso ao longo de todo o ano letivo.
(*) Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)/Assessoria de Imprensa do Instituto Multidisciplinar (IM)