Em sua matéria de capa (“Mudanças estruturais em Seropédica estimulam projetos na Rural”, pág. 5), o Rural Semanal 12/2018 dá destaque a pesquisas na UFRRJ que tratam da reconfiguração do espaço urbano em Seropédica, que vem sofrendo mudanças radicais nos últimos anos. A cidade possuía uma cultura rural, pautada na agricultura familiar há menos de três décadas. Porém, com a elevação de Seropédica a município em 1997, a expansão da Universidade Rural e a instalação do Arco Metropolitano, as construções urbanas, a especulação imobiliária e a instalação de indústrias alteraram a dinâmica socioeconômica da cidade e de outros municípios no entorno.
Na página 6, apresentamos o ‘OpenSoils’, aplicativo desenvolvido por professores e alunos de Agronomia e Sistemas de Informação (“Aplicativo para coleta de dados do solo”). A equipe multidisciplinar desenvolveu o programa, inédito no mundo, com o objetivo de facilitar o trabalho de campo dos profissionais de Ciência de Solo. “As pessoas não têm esse tipo de ferramenta, em nenhum lugar do mundo. Apresentamos o projeto em um congresso internacional de softwares, e mais de 60 pesquisadores do mundo inteiro vieram nos procurar, querendo ver como funciona”, disse o professor Sérgio Serra, de Sistemas de Informação, que lidera o grupo desenvolvedor do ‘OpenSoils’ ao lado do colega Marcos Ceddia, da Agronomia.
Na entrevista da semana (“Onda à direita”, pág. 3), ouvimos o historiador e professor da Rural Luis Edmundo Moraes, que analisou um tema inquietante: o atual crescimento de grupos fascistas e conservadores no mundo contemporâneo. “Compreender o crescimento do apelo social da extrema-direita é compreender a multiplicidade de razões que podem fazer com que pessoas apostem nisso como uma solução”, afirmou o docente.
A edição ainda traz matéria com estudantes da Rural que são atletas paralímpicos (“Potência Ruralina”, pág.4), a divulgação de pesquisas durante a VI Reunião Anual de Iniciação Científica da (RAIC) e outros informes.
Clique aqui para ler o informativo desta semana.
Informamos, ainda, que essa edição terá apenas a versão digital, pois o serviço de impressão na Imprensa Universitária está temporariamente suspenso.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ