HANNE. Johanna Döbereiner, uma vida dedicada à ciência é uma fotobiografia produzida pela jornalista Kristina Michahelles. Escrito com a preciosa ajuda do recém-falecido marido da cientista, o pesquisador Jürgen Döbereiner, o livro revela em 104 páginas a vida da pesquisadora da Embrapa que chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel em 1997. A obra será lançada na próxima terça-feira, às 11 horas da manhã, na sede da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica(RJ) .
Johanna Döbereiner foi uma cientista brilhante, reconhecida no mundo todo pelas suas pesquisas na área de fixação biológica de nitrogênio. Mas sua contribuição foi além disso. Com seu carisma e sua visão de futuro, teve a capacidade de gerar conhecimento, formar e liderar pesquisadores para levar a inovação aos agricultores e melhorar as técnicas de plantio de soja, milho e cana de açúcar, ajudando o Brasil a dar um salto na produção de alimentos.
Antes de chegar ao Brasil, aos 25 anos, Johanna Döbereiner, nascida na antiga Tchecoslováquia, passou pelas agruras da guerra, perdeu a mãe, trabalhou na lavoura e mudou de país. Aqui se naturalizou e construiu uma carreira ímpar. Cientista brasileira mais citada no mundo, assinou mais de 500 trabalhos sobre bactérias fixadoras de nitrogênio no solo.
Johanna e seus discípulos estão por trás da revolução que permitiu ao Brasil ocupar o segundo lugar no ranking dos maiores produtores de soja. Hoje, a prática de inocular as sementes de soja com bactérias é largamente disseminada, dispensando o adubo nitrogenado, caro e poluente. O livro conta a vida e a trajetória profissional dessa mulher determinada, que deixou um legado importante para as novas gerações na ciência brasileira.
Serviço:
Lançamento “HANNE. Johanna Döbereiner, uma vida dedicada à ciência”
Data: 23/10 (3ª feira)
Local: Embrapa Agrobiologia
BR 465, Km 7, Bairro Ecologia, Seropédica/RJ
Horário: 11 horas
Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa Agrobiologia/ Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ) –
Texto completo em: https://goo.gl/zz6eGf