Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Docentes do Instituto Multidisciplinar lançam manifesto

Docentes do Instituto Multidisciplinar lançam manifesto

Manifesto dos Docentes do Instituto Multidisciplinar

Como servidores de uma Universidade Pública Federal temos compromisso com a ação transformadora da educação, com a construção de uma sociedade justa que respeita a diversidade e repudia toda e qualquer discriminação de gênero, cor, classe ou etnia.

O espaço universitário tem como pressuposto a valorização da educação inclusiva, das múltiplas manifestações do conhecimento, do pensamento crítico-reflexivo e do exercício da cidadania respeitando as individualidades e o Estado Democrático de Direito.

Nós, professoras e professores abaixo assinados, manifestamos nosso total repúdio e preocupação com os relatos envolvendo a postura de alguns profissionais responsáveis pela segurança patrimonial em nosso campus. Na última quinta-feira 04 de outubro, um desses profissionais adentrou uma sala de aula onde uma docente estava encerrando suas atividades interrompendo-a numa ação desordenada e fortemente associada a um viés político ideológico. As palavras e ofensas proferidas por este profissional, para além de ferir a autonomia da professora em sala de aula, nos coloca em alerta. Num contexto onde avança uma narrativa baseada na intolerância, hostilidade e criminalização de grupos específicos, é preciso que tomemos atitudes enérgicas frente ameaças à pluralidade e às liberdades fundamentais no âmbito do espaço universitário.

Diante do exposto, solicitamos as seguintes medidas por parte da administração da universidade:

  1. 1.Medidas efetivas de investigação sobre o ocorrido, incluindo as denúncias envolvendo discentes do campus apresentadas na última reunião do CONSUNI, realizada em 08 de outubro.
  2. 2.Definição de uma Política de Segurança nos espaços da UFRRJ que assegure um ambiente de segurança física e patrimonial comprometida com a tolerância, paz, respeito à diversidade e aos direitos humanos e em consonância com o Estado Democrático de Direito.
  3. 3.A adoção de um protocolo que normatize a atuação dos profissionais da segurança (patrimonial e policial) dentro dos espaços da UFRRJ.
  4. 4.Realização de uma campanha sistemática e periódica contra a intolerância, racismo, misoginia e homofobia no campus de Nova Iguaçu.

Nova Iguaçu, 12 de outubro de 2018.

Assinam este manifesto:

  1. Betty Nogueira Rocha – Departamento de Ciências Econômicas
  2. Clarice Menezes Vieira – Departamento de Ciências Econômicas
  3. Bruno Borja – Departamento de Ciências Econômicas
  4. Flávio Miranda – Departamento de Ciências Econômicas
  5. Luiz Felipe Benites – Departamento de História
  6. Mônica Martins – Departamento de História
  7. Lucia Silva – Departamento de História
  8. Leon Suhett – Departamento de Ciências Econômicas
  9. Leandro Fagundes – Departamento de Ciências Econômicas
  10. Alexandre Lazzari – Departamento de História
  11. Evandro Correia da Silva – Departamento de Administração e Turismo
  12. Ana Maria Marques Santos – Departamento de Educação e Sociedade
  13. Daniele Faria – Departamento de Ciências Econômicas
  14. Simone Fioritti – Departamento de Ciências Econômicas
  15. Camila Rodrigues – Departamento de Administração e Turismo
  16. Ricardo C. Corrêa – Departamento de Ciências da Computação
  17. Mauro Guimarães – Departamento de Geografia
  18. Elena Soihet – – Departamento de Ciências Econômicas
  19. Jonas Alves da Silva Junior – Departamento de Educação e Sociedade
  20. Elis Regina Barbosa Ângelo – Departamento de Administração e Turismo
  21. Anita Loureiro de Oliveira – Departamento de Geografia
  22. Laura Delgado Mendes – Departamento de Geografia
  23. Ahyas Siss – Departamento de Educação e Sociedade
  24. Rodrigo Lamosa – Departamento Educação e Sociedade
  25. Valter Filé – Departamento Educação e Sociedade
  26. Aristóteles Berino – Departamento de Educação e Sociedade
  27. Miriam de Oliveira Santos – Departamento de Educação e Sociedade
  28. Carlos Roberto de Carvalho- Departamento Educação e Sociedade.
  29. Ricardo Dias da Costa – Departamento de Administração e Turismo.
  30. Leandro dos Santos. Departamento de Educação e Sociedade.
  31. Renato Noguera – Departamento de Educação e Sociedade.
  32. Marcia Denise Pletsch – Departamento de Educação e Sociedade.
  33. Adriana Carvalho Lopes – Departamento de Educação e Sociedade
  34. Rafael dos Santos Lazaro – Departamento de Educação e Sociedade
  35. Isabela de Fátima Fogaça – Departamento de Administração e Turismo
  36. Aline de Carvalho Moura – Departamento de Educação e Sociedade
  37. Sandra Sales – Departamento de Educação e Sociedade
  38. Patrícia Bastos – Departamento de Educação e Sociedade
  39. Roberta Carvalho Arruzzo- Departamento de Geografia
  40. Flávia Motta – Departamento de Educação e Sociedade
  41. Mônica Pinheiro – Departamento de Educação e Sociedade
  42. Anelise Nascimento – Departamento de Educação e Sociedade
  43. José dos Santos Souza – Departamento de Educação e Sociedade
  44. Mário Motta de Almeida Maximo – Departamento de Ciências Econômicas
  45. Andreia Gomes da Cruz – Departamento de Educação e Sociedade
  46. Marcos Caldas – Departamento de História
  47. Georges Flexor – Departamento de Ciências Econômicas
  48. Cassia Oliveira – Departamento de Educação e Sociedade
  49. Maria Angélica Maciel Costa – Departamento de Administração e Turismo
  50. Ana Lucia Martins – Departamento de História
  51. Otair Fernandes de Oliveira – Departamento Educação e Sociedade
  52. Niágara Rodrigues – Departamento de Ciências Econômicas
  53. Robson Dias da Silva – Departamento de Ciências Econômicas
  54. Álvaro Pereira do Nascimento – Departamento de História
  55. Luiz Claudio Valente Walker de Medeiros – Departamento de Letras
  56. Marcello Fidelis – Departamento de Tecnologias e Linguagens
  57. Benaia Sobreira de Jesus Lima- Departamento de Tecnologias e Linguagens
  58. Paulo Cosme de Oliveira – Departamento de Ciências Jurídicas
  59. Maria Fernanda Gárbero – Departamento de Letras
  60. Julio Cezar Russo Departamento de Ciências Econômicas
  61. Marcelo Santiago Berriel – Departamento de História
  62. Maristela da Silva Pinto – Departamento de Letras
  63. Alexandre Fortes – Departamento de História
  64. Valeria Rosito – Departamento de Letras
  65. Carmen Pimentel – Departamento de Letras
  66. Jean Rodrigues Sales – Departamento de História
  67. Edileuza Dias de Queiroz – Departamento de Geografia
  68. Rosineide Guilherme da Silva – Departamento de Letras
  69. Teresa Cristina de Miranda Mendonça – Departamento de Administração e Turismo
  70. Rafael Affonso de Miranda Alonso – Departamento de História
  71. Andreia Pereira de Macedo – Departamento de Administração e Turismo
  72. Luis Fernando Orleans – Departamento de Ciência da Computação
  73. Emerson Guerra – Departamento de Geografia
  74. Debora Ribeiro Lopes Zoletti – Departamento de Letras
  75. Adrianno Oliveira Rodrigues – Departamento de Ciências Econômicas.
  76. Janaína Machado Simões – Departamento de Administração e Turismo
  77. Juliana Santos Pinheiro – Departamento de Ciências Jurídicas
  78. Fernanda Felisberto da Silva – Departamento de Letras.
  79. Cleber Marques de Castro – Departamento de Geografia.
  80. Camila do Valle Fernandes – Departamento de Letras
  81. Francisco das Chagas do Nascimento Júnior – Departamento de Geografia.

Postado em 15/10/2018 - 15:16 -

Notícias Relacionadas

Pré-Enem da UFRRJ divulga resultado final para vagas de Tutores de Disciplina e Apoio Pedagógico no Polo Nova Iguaçu
Instituto Multidisciplinar: atividades remotas nesta segunda (12/6)
Peça sobre o massacre da Candelária será exibida no IM
Câmpus Nova Iguaçu inaugura estação meteorológica e jardim O Pequeno Tinguá
IM/UFRRJ inscreve voluntários para Comissão de Consulta Pública Virtual

Últimas Notícias

Skip to content