Foi celebrada nesta quinta (05/7) a criação do novo instituto da Rural, o Instituto de Química (IQ). O ato administrativo já havia acontecido anteriormente, mas o dia da cerimônia tornou-se a data simbólica da inauguração. O projeto de ampliação de curso para a instituto começou a ser elaborado em 2010, após a expansão promovida pelo programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A aprovação no Conselho Universitário aconteceu em 2017.
O professor do Departamento de Química, e agora diretor pro tempore do IQ, Marcos André Alves, destacou que a criação do instituto insere a unidade nas discussões da universidade. “Nós passamos a ter assento nos conselhos e a contribuir com a administração nas decisões políticas da universidade”, afirmou. Ele informou que em breve haverá eleição para a primeira equipe gestora do órgão.
O reitor Ricardo Berbara, pró-reitores e diretores de institutos estiveram presentes ao evento. Na ocasião, também foi feita uma homenagem à professora Sonia Regina de Souza, falecida no último dia 17 de junho.
Texto e fotos: Douglas Colarés