“Eles conseguiram, finalmente, trazer a gente para o século XXI”. É assim que o professor Hélio Ricardo da Silva, do Laboratório de Herpetologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/UFRRJ), refere-se à conclusão da primeira etapa do convênio firmado com o Laboratório de Física Aplicada às Ciências Biomédicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Nossas técnicas mais tradicionais de análise de amostras de girinos foram complementadas por imagens tridimensionais ricas em detalhes e produzidas em laboratórios de alta tecnologia no Brasil e na Itália. O salto em nossas pesquisas é gigantesco, e somente a primeira fase do convênio gera informação para anos de pesquisa de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado”, declara o professor do ICBS. A interação entre os dois grupos, que existe desde 2016, é tema da matéria de capa do Rural Semanal 08/2018.
A edição também traz uma ótima notícia para a comunidade ruralina: o câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ (Instituto Multidisciplinar) ganhou um novo espaço para se expandir. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), através de sua Superintendência Regional no Rio de Janeiro, formalizou termo de doação para a Universidade Rural de um terreno vizinho às atuais instalações do prédio. Com a ampliação, a área passa dos atuais 44 mil para 111 mil metros quadrados de extensão.
Na página 7, registramos a passagem da XIII Exposição de Orquídeas e Bromélias pelo câmpus Seropédica. A combinação de cores e aromas naturais mais uma vez se alastrou pelo Pavilhão Central (P1), trazendo mais de 100 tipos de amostras apresentadas por cinco parceiros da feira, além da venda das plantas, adubos e acessórios para o cultivo e a ornamentação de ambientes. Como de costume, o evento foi um sucesso de público e já deixou saudades para a próxima edição, em junho do ano que vem.
Leia estas e outras matérias em nosso informativo, que circula na semana de 2 a 6 de julho. Disponível também online no link https://bit.ly/2KuvAWZ