No último dia 8 de junho foi celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. Com o tema “Prevenir a poluição plástica e encorajar soluções para um oceano saudável”, a Rural organizou no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) um evento que contou com duas palestras sobre conscientização ambiental.
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Fábio Araújo debateu sobre a sua coordenação no projeto “Praia limpa é minha praia” e as consequências de descartes de resíduos nos oceanos. Segundo ele, vivemos na “Era do Plástico”, responsável por 70% dos materiais encontrados nas águas devido o baixo custo para as industrias e o lento processo de decomposição. Destacou ainda a necessidade de debates públicos acerca do tema e formas de produção sustentável.
Já a professora Suzane Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do Projeto Aruanã, ministrou a palestra “Tartarugas marinhas: conservação e desafios”. Ela falou sobre as cinco espécies encontradas na costa litorânea brasileira, todas ameaçadas e na lista vermelha da “União Internacional para a Conservação da Natureza”.
Por Douglas Colarés, estagiário de Jornalismo da CCS/UFRRJ (com informações de www.mauroblanco.com.br)