Entre os dias 8, 9 e 10 de maio, de 8h às 17h, os servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) estarão votando para escolher os conselheiros que vão compor a Comissão Interna de Saúde dos Servidores Públicos (CISSP). Até a próxima quinta, dia 10/5, os servidores poderão votar na urna localizada na sala 309 do bloco administrativo (direção do câmpus).
A CISSP – composta integralmente por servidores públicos – é fundamentada pela Norma Operacional de Saúde do Servidor, instituída pela Portaria Normativa número 3, de 7/5/10, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Na UFRRJ, a normatização da CISSP foi aprovada no âmbito do Consu (Conselho Universitário), através da Deliberação número 19, de 29/4/15.
Entre seus objetivos está a proposição de ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial à melhoria das suas condições, da prevenção de acidentes e doenças laborais. Outro objetivo é o estímulo ao desenvolvimento de atitudes de corresponsabilidade, no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo para a melhoria das relações de trabalho e do processo produtivo.
Quem pode participar
De acordo com a resolução aprovada pelo Conselho Universitário da UFRRJ, pelo menos 80% dos membros da CISSP deverá ser integrado por trabalhadores ocupantes de cargo público efetivo (docentes e técnico-administrativos). O restante poderá ser ocupado por servidores públicos cedidos de outras institutições, os chamados “anistiados”. O número de membros titulares da CISSP-UFRRJ de cada câmpus será determinado pela proporção de um membro para cada 30 servidores, devendo cada comissão ser composta por um mínimo de 3 e um máximo de 21 membros.
Atribuições
Dentre suas atribuições, a CISSP é responsável por monitorar e acompanhar as condições de trabalho, visando identificar possíveis riscos ambientais e ocupacionais. Outra função da comissão é divulgar as normas de saúde e segurança no trabalho, zelando por sua observância. Em articulação com setores competentes e entidades sindicais representativas, a CISSP poderá promover eventos, cursos e treinamentos com objetivo de estimular o interesse dos trabalhadores em assuntos relativos à saúde e segurança no trabalho.
A CISSP do Instituto Multidisciplinar é pioneira, sendo a primeira a ser instalada no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ