Na quarta-feira (18/4), uma visita técnica à Unidade de Produção Agroecológica de Maricá-RJ reuniu um grupo de alunos, técnicos e professores da UFRRJ, entre eles, o reitor Ricardo Berbara e a assessora para Uso Social da Terra, professora Lia Teixeira.
A unidade de produção é vinculada à Companhia de Desenvolvimento de Maricá/RJ (Codemar), à Secretaria de Economia Solidária da Prefeitura de Maricá/RJ, à Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca da Prefeitura de Maricá/RJ e à Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) do MST e da Associação de Moradores do Bairro Manu Manuela de Maricá.
O objetivo da ação da UFRRJ foi conhecer de perto a experiência do projeto de Maricá estabelecido em bases agroecológicas, com política social de geração de trabalho e renda, a partir de uma concepção de economia popular e organização social. Os produtos gerados da parceria entre a prefeitura do município, a Cooperar e o MST são destinados ao programa de merenda escolar, à capacitação de pessoas ligadas à agricultura urbana e periurbana, à construção de conhecimento agroecológico para a prática da agricultura familiar, prevendo a soberania alimentar e a sustentabilidade ambiental.
Uma próxima reunião será realizada para discutir possível celebração de acordo de cooperação técnico-científico entre a Prefeitura de Maricá-RJ e a UFRRJ.
Também participaram da visita técnica professores e alunos envolvidos com projetos e pesquisas sobre economia solidária, desenvolvimento territorial e agricultura familiar, agroecologia, educação no campo.
CCS/UFRRJ – com informações da Assessoria para o Uso Social da Terra
Fotos: arquivo da Prefeitura de Maricá-RJ