Alunas de Engenharia Química desenvolveram estudos na área de perfuração de poços de petróleo
Por Victor Ohana, da FAPUR
Duas alunas do curso de Engenharia Química da Universidade Rural foram premiadas nesta semana em suas pesquisas no concurso Student Context, promovido pela American Association of Drilling Engineer (Associação Americana de Engenharia de Perfuração – AADE). Caroline Eulino Gonçalves Pereira ganhou a medalha de segundo lugar na categoria Pós-Graduação, e Isadora de Jesus também ficou em segundo na categoria Graduação. A premiação aconteceu na cidade de Houston, no estado do Texas (EUA).
Os dois estudos investigam a perfuração de poços de petróleo. Caroline concorreu com a pesquisa “Modelagem da transferência de calor e da queda de pressão em coiled tubing na operação de cimentação em águas profundas”. Seu estudo analisa o escoamento de fluidos de perfuração em coiled tubing, nome dado aos tubos enrolados em carretéis utilizados nessa etapa da extração de petróleo. Já Isadora escreveu o trabalho “Análise das propriedades da torta de filtração com e sem sedimentação prévia de fluidos newtonianos e não-newtonianos”, que examina o efeito da sedimentação nas propriedades de tortas de filtração de fluidos de perfuração.
As estudantes desenvolveram seus estudos no Laboratório de Escoamento de Fluidos Giulio Massarani (LEF), do Departamento de Engenharia Química. O laboratório é coordenado pelos professores Luís Américo Calçada e Claudia Miriam Scheid, em parceria com a Petrobrás e com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Rural (FAPUR).