No dia 22 de janeiro, foi realizado o seminário inaugural do projeto “Formação agroecológica para jovens cidadãos do Rio de Janeiro” no câmpus Seropédica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Pró-reitor de Extensão da UFRRJ, Roberto Lélis, do coordenador do projeto, Antonio Carlos Abboud (DFito/IA) e da delegada federal Daniele Barros, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A turma de alunos é constituída por 60 jovens da Região Serrana, Baixada Fluminense, Norte-Noroeste e Bahia da Ilha Grande.
O projeto recebe financiamento da Sead e foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da UFRRJ e instituições parceiras como a Embrapa-Agrobiologia, Cooperativa Cedro, MST e Pesagro-Rio. A proposta principal é levar a regiões estratégicas do Rio de Janeiro ações educativas inovadoras para formar jovens lideranças no meio rural fluminense. O curso segue a metodologia “jovem educa jovem” e utiliza a pedagogia da alternância por meio de técnicas de aprendizado significativo e projetos pedagógicos integradores.
A coordenação do trabalho está sob a responsabilidade professor Antonio Carlos de Souza Abboud (DFito/IA) e Shirlene Alves Barbosa (Assessoria de Desenvolvimento Social da Terra), Os coordenadores regionais são Marcio Albuquerque Vianna (DTPE/IE), Tarci Parajara (DECAMPD/IE), José Antonio Espindola (Embrapa Agrobiologia) e Luana Carvalho (setor de Educação do MST/RJ). Participam ainda oito tutores jovens profissionais, a maioria com graduação realizada na UFRRJ.