Em 20 de outubro de 1910, era criada a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv). Esta instituição deu origem ao que hoje é a UFRRJ. Por mais de três décadas, a Esamv ocupou diversos locais no estado do Rio e se reorganizou com diferentes nomes, alterando também sua estrutura original com o acréscimo de novos cursos. Em 1943, a instituição passa a se chamar Universidade Rural. Seu câmpus em Seropédica, às margens da antiga Rodovia Rio-São Paulo (hoje BR-465), foi inaugurado em 1948. Já a denominação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi estabelecida em 1965. O Rural Semanal 16/2017 presta uma homenagem aos 107 anos de origem da Rural, hoje uma universidade multicâmpus – com presença nas cidades de Campos de Goytacazes, Nova Iguaçu e Três Rios – e com atuação em todas as áreas do conhecimento. Parabéns à UFRRJ e aos membros da comunidade acadêmica, de ontem e de hoje!
A valorização da universidade pública e de seus servidores foi um dos temas da entrevista com a pró-reitora de Assuntos Administrativos da UFRRJ, Amparo Villa Cupolillo (“Servidor valorizado”, página 3). “Não podemos, em hipótese alguma, encarar o servidor público como alguém desvalorizado ou que mereça um tratamento menor dentro da nação. Com a desvalorização do serviço público, há perda de cidadania, principalmente nos setores que são absolutamente fundamentais: saúde e educação”, disse a professora Amparo. Nesta terça-feira (31), às 9h, no Auditório Gustavo Dutra, a UFRRJ comemora o Dia do Servidor, celebrado no dia 28 de outubro.
Na página 4 do informativo (“O que seu colega de trabalho faz nas horas livres?”), destaque para quatro servidores técnico-administrativos que se envolvem em atividades artísticas e de extensão fora de seus locais de trabalho. De percursionista à escritora de romances policiais, passando por coordenadora de projeto de extensão à instrumentista num grupo de música clássica, você vai se surpreender com os talentos de nossa comunidade ruralina.
Quer ler estas e outras matérias no Rural Semanal 16/2017? Clique aqui e acesse agora o PDF desta edição, que também circula em formato impresso pelos câmpus da UFRRJ.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)