O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor Ricardo Luiz Louro Berbara, recebeu o título de Cidadão Seropedicense, no último dia 12, na Câmara Municipal. O título, a maior honraria de Seropédica, foi concedido no dia em que o município completou 22 anos de emancipação. Outras 54 pessoas também foram agraciadas, entre autoridades e moradores locais, pelos relevantes serviços prestados.
O título ao professor Berbara foi concedido pelo vereador Ivan Paulo Biano da Silva, mais conhecido como Professor Ivan. O vereador é filho de servidor da Universidade e sempre morou no Instituto de Zootecnia (IZ) e estudou no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR). Ele também fez graduação em Biologia e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ambos pela UFRRJ. Desde 2011, Ivan é servidor da instituição. Segundo o vereador, é necessário frisar que a Universidade Rural é de Seropédica e quem ganha com isto é a população. Ele espera que possam existir muitas parcerias e mais aproximação entre a cidade e a instituição.
Ao agradecer pelo título, o reitor afirmou: “Se um dia a UFRRJ deu as costas para Seropédica, isto não acontecerá mais. Temos muitos desafios para serem vencidos e é necessário a parceria com a cidade para a solução de problemas como a ponte da ciclovia, segurança e tantos outros.” Ele ressaltou que 65% do corpo discente da UFRRJ é feminino, e 65% é dos estudantes são negros e pardos. O professor Berbara salientou que a Rural, além de ser localizada e pertencer a Seropédica, é uma universidade da Baixada Fluminense.
O prefeito Anabal de Souza, também presente e agraciado na cerimônia, afirmou que o reitor tem sido acessível e está na hora de todos trabalharem juntos em prol da cidade. Participaram ainda da cerimônia autoridades do Legislativo Federal, Judiciário, Saúde e Segurança do Estado.
Texto e fotos: Miriam Braz (Coordenadoria de Comunicação Social/UFRRJ)