O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ, Max Fabiano Rodrigues de Oliveira, é um dos finalistas do concurso de comunicação científica EURAXESS Science Slam 2017. Foram selecionados cinco pesquisadores dentre mais de 100 candidaturas recebidas de 11 estados do Brasil. Os finalistas são desafiados a expor sua pesquisa de maneira criativa, em até 6 minutos, para um público de não especialistas.
Max Oliveira apresentará uma cena teatral com os resultados de sua pesquisa de doutorado sobre a cidade de Itaguaí, no final do século XIX e início do século XX, incluindo análises sobre o impacto da crise do café e da escravidão, além da questão da febre amarela no período: “Eu sou ator e historiador. Isso é o mais incrível, pela primeira vez vou poder juntar a minha pesquisa de doutorado com o teatro. Acredito que a educação é transformada pela arte e que a pesquisa cientifica pode encontrar formas mais criativas de ser apresentada, como é a proposta do evento”.
O vencedor do EURAXESS Science Slam 2017 ganhará uma viagem à Europa em 2018 e uma vista a um instituto europeu de pesquisa de sua escolha. A final do concurso acontecerá no dia 25 de outubro, de 19 às 22h, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro. Para fazer parte do público da final e votar no melhor Science Slammer 2017, inscreva-se no site https://goo.gl/9uDsS7
Para mais informações sobre o concurso, acesse: https://scienceslambrasil.splashthat.com/