O trabalho científico “Implantação de um Sistema de Gerenciamento de Resíduos no Laboratório de Processamento de Madeiras, do Departamento de Produtos Florestais, do Instituto de Florestas da UFRRJ” levou o terceiro lugar na categoria Pesquisas de Graduação do III Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira.
A pesquisa foi premiada dentre mais de 200 trabalhos inscritos no Congresso, realizado em Florianópolis/SC, de 4 a 6 de setembro. Sob a orientação do professor Alexandre Monteiro de Carvalho (DPF/IF), o trabalho teve a participação dos discentes Claudia Domingos Torres, Ana Claudia Pinhas Couto, Aline Santos das Neves, Everton Fernandes Miranda, Jéssica Feitosa, Paulo Cesar Leal de Carvalho e Renata Pontes de Araújo.
Todos os discentes envolvidos participam de trabalhos de iniciação científica e fizeram parte da disciplina optativa “Gerenciamento de Resíduos Florestais e Madeireiros”, que trata de forma prática do uso sustentável da madeira e da correta destinação de seus resíduos. Além de dados científicos relevantes, o trabalho trouxe resultados expressivos para o Laboratório de Processamento de Madeiras, que deixou de descartar praticamente 100% de seus resíduos e estabeleceu parcerias importantes, como a destinação de maravalhas e serragens para o Instituto de Zootecnia, que utiliza o material como cama na criação de animais.
O evento CBCTEM reúne, a cada dois anos, docentes, discentes, pesquisadores e outros profissionais que atuam em diversas áreas vinculadas ao uso e aos estudos dos produtos e da tecnologia de madeiras, agregando as mais relevantes referências nesta área, de todas as partes do Brasil.
A delegação da UFRRJ no evento contou com cerca de trinta discentes e cinco docentes do Departamento de Produtos Florestais do IF/UFRRJ, que apresentaram pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do departamento e vinculadas à graduação em Engenharia Florestal e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais.