Desde 2014 o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove o evento ‘Setembro Amarelo’, dedicado à prevenção do suicídio. Esta é a primeira vez que a Universidade Rural apoiará a iniciativa, com uma extensa programação sobre o tema. O Rural Semanal abordou o assunto na matéria de capa da edição 13/2017 (“Ruralinos pela vida”, páginas 4 e 5). “O objetivo de realizar o ‘Setembro Amarelo’ na Rural foi conscientizar e mostrar dados que chamem a atenção da comunidade e das instituições sobre o assunto, bem como demonstrar que é possível prevenir”, disse a psicóloga Maria Araújo, da Divisão de Saúde da UFRRJ.
A edição desta semana também destaca uma pesquisa realizada no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa), a Fazendinha do Km 47 (“Natural e saudável”, pág. 3). Pesquisadores da UFRRJ e da Embrapa desenvolvem um composto chamado Bokashi, que tem alta concentração de nitrogênio, substância importante para o solo. “Por mais que usem adubação verde – que é uma técnica também – é necessário estudos de fertilizantes que produzam nitrogênio no âmbito da agricultura orgânica. E o Bokashi tem bastante”, explicou Paulo Lima, doutorando em Fitotecnia da UFRRJ que participa do projeto.
O informativo traz ainda a cobertura da II Calourada Preta (“Lugar de resistência e abrigo”, pág. 6). O evento reuniu veteranos e calouros dispostos a se inteirar nas lutas que envolvem a questão racial no Brasil. “A gente não pode ficar preso em nosso ‘mundinho’ de movimento negro ou de movimento estudantil. Se a gente não for para fora dialogar, a mudança nunca irá acontecer. É importante debater, conversar com todo mundo, estar aberto a opiniões diferentes”, afirmou a estudante Andrieli Mendes, uma das organizadoras do Calourada Preta.
Estes e outros assuntos podem ser conferidos na mais nova edição do Rural Semanal, cuja versão impressa circula pelos quatro câmpus nesta semana. O informativo pode ser acessado em sua versão PDF no link: http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2017/09/RS_13_2017.pdf