Como os cortes do governo federal estão afetando a UFRRJ? Em busca de respostas, o Rural Semanal (edição 12/2017) produziu uma matéria (“Crise e resistência”, p.4 e 5) na qual ouviu o reitor Ricardo Berbara e pró-reitores de setores estratégicos, além de representantes de professores, técnicos e estudantes. “Os cortes nos afetam de duas formas. Primeiro, impossibilitam a organização de nossas finanças, pois não sabemos quando os recursos vão chegar e o seu montante. Em segundo lugar, nos impactam pela redução do custeio e também do capital para investimento”, explicou Berbara. O reitor disse ainda que o orçamento da Rural em 2017 sofreu uma redução de 35% em relação ao ano passado. Para 2018, o quadro não é animador: serão R$ 5,5 milhões a menos em relação a este ano.
Apesar dos cortes, que impactam também o setor de Ciência e Tecnologia no país, pesquisadores seguem firme em seu trabalho. Esse é o caso do professor Leonardo Neves, do Departamento de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ). Ele participou de uma expedição oceanográfica, em julho, que investiga os mais de 9 mil km² de área de recifes de corais na foz do Rio Amazonas (“Os segredos dos corais na foz do Amazonas”, p.6). “Até o ano passado não se conhecia sequer a dimensão e as características básicas dos recifes da foz do Amazonas. Estamos falando de um gigantesco sistema recifal localizado em áreas relativamente rasas com menos de 100 metros de profundidade”, disse o docente.
Incentivar os primeiros passos na pesquisa é um dos objetivos dos programas de Iniciação Científica (IC), que foram abordados no texto “Iniciar é experimentar” (p.7). Na Rural, uma das pesquisas de IC busca determinar o potencial antioxidante de óleos essenciais extraídos de folhas de araçá, goiaba, jamelão, pitanga, grumixama e jambo. Quem a desenvolve é a estudante de Química Larissa Ramos. Ela e outros colegas do laboratório são orientados pelo professor de Bioquímica Cristiano Riger.
Não deixe de conferir estes e outros assuntos na mais recente edição do Rural Semanal. Nesta semana, além da versão online (disponível aqui), o jornal volta a circular pelos quatro câmpus da UFRRJ em seu formato impresso.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ