Na manhã desta quarta-feira (23) centenas de agricultores familiares reuniram-se no Pavilhão Central (P1) da UFRRJ, em Seropédica, para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 no Rio de Janeiro e para a entrega de 100 permissões de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). O Sipaf identifica os produtos da agricultura familiar e objetiva dar visibilidade aos produtores, além de promover a inclusão econômica e social, gerando mais empregos e aumento da renda no campo.
A entrega dos selos foi feita pelo secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno. A quilombola Jocila da Silva Barreto, do município de Quissamã, foi escolhida para receber o Sipaf de número 2.000. “Estou muito orgulhosa de receber o selo, para mim é gratificante. Agora eu espero ter um aumento das minhas vendas e um rendimento bem maior com os produtos”, afirmou.
Na ocasião, o secretário Roseno destacou a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da cooperação com diversas instituições, incluindo a Universidade Rural, em benefício dos produtores familiares. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 foi lançado nacionalmente no final de maio e objetiva a ampliação da produção de alimentos e a garantia de crédito mais barato para os agricultores.
O reitor Ricardo Berbara ressaltou a atuação da UFRRJ na área e a recente criação da Assessoria de Desenvolvimento Social da Terra, além de destacar a participação da Universidade no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. O evento também contou com a assinatura do Termo de Compromisso para o Fortalecimento das Políticas de Reordenamento Agrário no estado do Rio de Janeiro, que prevê o investimento de 21 milhões de reais em ações de regularização fundiária e crédito fundiário para agricultores fundiários e familiares.
Também participaram do evento o diretor de financiamento e proteção da produção da Sead, José Carlos Zukowski; o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Ricardo Mansur; o deputado federal, Áureo Lídio; o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, José Essiomar Gomes da Silva; o superintendente regional do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Marcos Antonio Machado; a delegada federal da Sead no Rio de Janeiro, Danielle Barros; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sescoop), Marcos Dias; a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), Elisabeth Mayumi; o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Janine Martins; e Nilson Reis Monteiro, representando o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Crédito das fotos: Matheus Brito.