Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Prograd se reúne com DCE, CAs e DAs para dialogar sobre a Análise de Disciplinas
Prograd se reúne com DCE, CAs e DAs para dialogar sobre a Análise de Disciplinas
Avaliação de Disciplinas: Representação estudantil se compromete a estimular participação dos alunos. (Foto: Fellipe Sousa)
No último dia 14, no Salão Azul do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se reuniu com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com os Diretórios Acadêmicos (DA) e Centros Acadêmicos (DA) dos cursos de graduação, para dialogar sobre a Análise de Disciplinas, disponibilizada todo semestre no Quiosque Alunos. Representando a Prograd estava o pró-reitor de Graduação, Joecildo Rocha, a pró-reitora adjunta, Waleska Giannini, e a técnica em assuntos educacionais Aurea Lunga.
Um dos assuntos abordados foi como trazer de forma oficial para a Prograd as denúncias feitas à página Minha Rural, que usa a hashtag “meuprofessorsecreto”. Em conversa com as representações estudantis, foi explicado que a Avaliação de Disciplinas pode e deve ser usada como ferramenta para mostrar à Prograd em quais disciplinas há necessidade de realizar algum tipo de intervenção, seja por motivos do conteúdo ministrado, do professor ou por qualquer outra causa. Segundo Aurea Lunga, algumas disciplinas têm alto índice de evasão e a análise ajudaria a diagnosticar o problema em prol de resolvê-lo.
Caso aconteça de não haver melhoras, os estudantes podem pedir auxílio da Prograd, com base na análise de disciplina disponível, mas ela só será relevante se tiver um número considerável de respostas em relação à turma em questão. Para isso, ficou decido que os CAs e DAs estariam responsáveis em ajudar na divulgação da Análise de Disciplinas já para 2017-1.
A Análise de Disciplinas é um questionário que varia entre avaliações de questões da didática, do docente, da infraestrutura necessária para aulas, do rendimento do aluno, etc. O questionário estará disponível no Quiosque em algumas semanas, próximo ao término do período. Porém, foi discutida a proposta de criação de um questionário parcial e mais enxuto, que seria disponibilizado no meio do período para saber sobre o andamento das disciplinas.
Diálogo construtivo da gestão da Prograd com os representantes discentes visa melhorar a Graduação na UFRRJ. (Foto: Fellipe Sousa)