Na matéria de capa da edição 07/2017, o Rural Semanal aborda a atuação do Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar (ObEE), sediado no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu. Entre outras atividades, o ObEE promove o curso de extensão ‘Ensino e Aprendizagem para Estudantes com Deficiência: Estratégias Curriculares e Recursos Tecnológicos.’ Seu público-alvo é formado por professores da educação especial de oito municípios da Baixada Fluminense. O Observatório também desenvolve pesquisas para inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de desenvolver um protocolo inédito de livro didático digital acessível. Sua atuação contribuiu diretamente para a formação do Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada Fluminense (FPEEBF).
Na página 3, o informativo destaca a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Com o PDI atual prestes a se encerrar (ele abrange o período 2013-2017), a UFRRJ já se movimenta para preparar o novo, que vai planejar os próximos passos da instituição entre 2018 e 2022. Segundo Roberto Rodrigues, pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, a elaboração do novo PDI traz dois aspectos inovadores. Primeiro, a utilização de um método focado no planejamento estratégico. Depois, a intenção de construir o documento de modo descentralizado, abrindo para a participação de toda a comunidade universitária.
Comemorado no dia 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial motivou a realização do debate ‘Projetos societários, reforma psiquiátrica brasileira e luta antimanicomial’, promovido pelo curso de Serviço Social da UFRRJ. O evento foi tema de matéria publicada na página 7 do semanário. “Precisamos saber que as políticas de saúde mental são políticas públicas que foram instituídas nos anos 90, e a luta antimanicomial é a bandeira dos movimentos militantes que buscam construir um novo campo que não tem mais a psiquiatria como saber central”, explicou a professora de Serviço Social da UFRRJ, Rachel Gouveia, uma das palestrantes.
Que saber mais sobre esses e outros assuntos? Clique aqui e baixe a versão PDF do Rural Semanal, informativo da UFRRJ produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
Lembramos que, assim como a anterior, essa edição terá apenas a versão digital, pois o serviço de impressão na Imprensa Universitária está temporariamente suspenso (leia aqui a nota da Reitoria).
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ